Crianças e adultos no hospital: Marca de alimento gera surto de intoxicação e é proibida pela ANVISA

Tente não se impactar ao saber que marca de alimento gera surto de intoxicação e é proibida pela ANVISA
E o famoso órgão de fiscalização, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, conhecida e querida por todos os brasileiros, faz proibição de marca de alimento que gerou surto de intoxicação em crianças e adultos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, que tem como função, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, podendo apreender, recolher, proibir e a suspender armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto, ou serviço, faz proibição de marca de alimento que gerou surto de intoxicação.
Acontece que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, segundo informações divulgadas pelo portal “g1” nesta quarta-feira (23), proibiu na última sexta-feira (18), a venda, distribuição e utilização de um lote específico de atum da marca Cellier, após um surto de intoxicação alimentar em Campinas, São Paulo, envolvendo nove creches, 60 crianças e dois funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações, as intoxicações ocorreram em julho deste ano e foram causadas pelo consumo de histamina, que é uma substância que pode se formar após a morte de pescados.

Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
A Prefeitura de Campinas chegou a emitir nota informando que todas as crianças que tiveram intoxicação apresentaram vermelhidão, coceira no rosto e no pescoço, e ressaltou que não houve necessidade de hospitalização e dentre as crianças, apenas sete apresentaram diarreia e informou em nota dizendo:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“Todos os fornecedores de produtos que compõem a alimentação escolar são escolhidos por meio de licitação, que levam em conta uma série de critérios, entre eles a qualidade do alimento ofertado”, disse em nota.
Com isso, a Anvisa emitiu a restrição e o recolhimento do atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal, fabricado pela Cellier Alimentos Linha Profissional, SIF 3699, lote 08/05/23, fabricado em 08/05/2023 e com validade até 08/05/2025, que após exames realizados pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos, o Ital, foi identificado valores de histamina acima dos limites tolerados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa, a Cellier, emitiu nota informando que já tomou medidas corretivas para que a contaminação não volte a acontecer e disse que o problema ocorreu em um lote especifico dentre oito que foram produzidos no dia 8 de maio deste ano, segundo as informações.
E em nota, informou, dizendo: “A Cellier atua no mercado há 32 anos, tem sólidas políticas de aderência às instituições reguladoras de suas atividades e possui sistemas de controle rigorosos, auditados pelas principais empresas do setor, incluindo certificação pelo BRC (British Retail Consortium)”, disse a empresa em nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Que finalizou dizendo: “Desde sua fundação tem registro no MAPA e na Anvisa e é fiscalizada, permanentemente, pelo SIF (Sistema de Inspeção Federal), tendo tomado todas as providências determinadas por ele para controlar o ocorrido”, disse a Cellier.

Anvisa determina recolhimento e proíbe a venda do atum da marca Cellier Alimentos, SIF – 3699, lote – 08-05-23, fabricação – 08-05-2023, validade- 08-05-2025 – Foto Reprodução Cellier
Qual a maior empresa alimentícia do Brasil?
Segundo o portal “alimentosprocessados”, a JBS é a maior empresa alimentícia do Brasil.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Rafael Silva
Rafael Silva, 31 anos, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Potiguar. Apaixonado por escrita e leitura desde a juventude, encontrou no jornalismo de entretenimento sua verdadeira vocação. Atua como Redator Web, acompanhando diariamente a vida de famosos e celebridades por meio das redes sociais, com foco na produção de matérias informativas e pautadas no respeito. Seu trabalho se destaca pela busca constante por apuração cuidadosa e compromisso com a veracidade dos fatos. Contato: lucas.rafael@otvfoco.com.br