MARCA GIGANTE de VEÍCULOS anuncia fechamento no Brasil e trabalhadores brasileiros se revoltam

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Grande marca de veículos anuncia fechamento no Brasil (Foto: Reprodução / Internet)

Marca de veículos anuncia fechamento no Brasil e funcionários dispensados ficam revoltados

Uma marca gigantesca de veículos acabou anunciando o fechamento de fábrica no Brasil, cravando uma triste notícia no setor automobilístico. Além disso, centenas de trabalhadores se sentiram lesados com o encerramento de atividades e ficaram revoltados com a situação da empresa. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Mercedes-Benz, fundada em 1924, e chegou no Brasil em 1956, com seus caminhões, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Atualmente é considerada uma das principais fabricantes de carros esportivos. No entanto, no ano passado tomou uma decisão que causará impacto na vida de centenas de trabalhadores, com o anúncio de um fechamento.

Vale destacar que, o que estamos falando não se trata de uma falência, apenas uma crise que acarretou o fechamento de sua fábrica no território brasileiro. A Mercedes-Benz, anunciou o fechamento da fábrica de Campinas–SP, até o final do ano de 2024. Esta decisão impactará a vida de 305 funcionários, de um efetivo total de 505 colaboradores alocados na unidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercedes-Benz anuncia fechamento de fábrica em SP (Foto: Reprodução/ Internet)

Segundo o ‘AutoData’, os demais funcionários fazem parte da área administrativa e serão realocados para a sede da montadora em São Bernardo do Campo. Além dos funcionários que terão que lidar com a demissão, os que continuarão empregados terão que se mudar para a região do ABC paulista.

De acordo com informações do portal ‘G1’, a fábrica de Campinas será terceirizada. Mediante uma nota enviada ao portal, a montadora alemã disse que busca mudanças para reduzir os impactos sobre os funcionários e escolher as melhores alternativas para todos os envolvidos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa terceirização vai fazer com que os novos funcionários recebam um salário menor daqueles que trabalhavam diretamente para a empresa e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, Sidalino Orsi Junior, falou que a única beneficiária nessa situação é a Mercedes-Benz.

A fábrica produzia linhas de montagem de ônibus, mas que atualmente é destinada apenas a operação de logística e à produção de peças e componentes para a fábrica de São Bernardo do Campo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fábrica da empresa alemã em São Bernardo do Campo (Foto: Reprodução / Internet)

Posicionamento da Mercedes-Benz

Segundo o portal ‘CNN Campinas’, em uma audiência de mediação promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no dia 07 de julho de 2023, representantes da Mercedes-Benz do Brasil afirmaram que a decisão pelo encerramento das atividades em Campinas seria irreversível. Pois, conforme a marca, o processo faz parte de “um estudo global para reestruturação da atividade produtiva”.

O encontro ocorreu no edifício-sede do MPT, com uma comissão de trabalhadores da fábrica em Campinas, e representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região. A audiência visava mediar o conflito, iniciado a partir da notícia do fechamento da fábrica, com a demissão de uma parte dos trabalhadores do setor de logística programada para dezembro de 2023, e a outra parte em dezembro de 2024,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo representantes da Mercedes, apenas as fábricas de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora continuarão ativas. Além de se posicionar sobre a proposta apresentada, a montadora se comprometeu a trazer o cronograma inicial de encerramento das atividades da fábrica em Campinas, segundo o MPT. Sua assessoria também informou que, a marca não fará nenhum comentário adicional sobre o caso, uma vez que o processo continua em andamento.

Cerca de 300 funcionários serão desligados da empresa com terceirização (Reprodução: Internet)

Qual a maior montadora de carros do mundo?

Segundo informações do portal Bloomberg, a montadora Toyota vendeu mais veículos de passageiros do que qualquer outra empresa em 2023, ultrapassando a alemã Volkswagen e se tornando a maior montadora de automóveis do mundo pelo quarto ano consecutivo.

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile