Desmascarada: Famosa marca, que você ama comprar no mercado, é acusada de enganar os consumidores

Marca é acusada de enganar os consumidores
Muitos consumidores costumam comprar produtos em mercado, apenas porque conhecem determinada marca. Seja porque comprou uma vez e gostou ou porque segue referências familiares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, uma famosa marca acabou sendo acusada de enganar os consumidores e você precisa ficar sabendo de quem estamos falando, para também não cair no golpe.
SAIBA MAIS! Descanse em paz: Tradicional empresa faz pedido de FALÊNCIA e vai deixar milhões órfãos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem acabou desmascarando a famosa marca foi o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O órgão identificou que a marca Zero Cal possui aditivos artificiais.
Porém, a empresa prefere ocultar essa informação dos consumidores. Na embalagem do produto, é apenas identificado a presença de eritritol, que é um adoçante que pode ser natural dependendo de sua procedência.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Porém, o Conar acredita que essa informação tem apenas o objetivo de “garantir a clareza, transparência e ostensividade na informação sobre os ingredientes e a presença de edulcorantes artificiais associados ao ingrediente natural”, de acordo com informações do portal UOl Economia.

Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) (Foto: Reprodução / Internet)
Desse modo, o consumidor leva a acreditar que está consumindo um produto “Bem natural”. Mas acaba sendo enganado, pois além de eritritol, o Zero Cal conta com água, sucralose, espessante Carboximetilcelulose sódica, acidulante ácido cítrico e o conservante benzoato de sódio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, o produto não poder ser identificado como 100% natural. Em sua defesa, a Zero Cal destacou que não engana o consumidor, pois não afirma que trata-se de um produto ‘totalmente natural’.
Mesmo o Conar não classificando o termo “Bem Natural” como antiética, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária entendeu que a publicidade pode induzir o cliente ao engano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por causa disso, a empresa foi notificada no dia 29 de junho, em 3ª instância para realizar alterações em sua embalagem, mostrando para o consumidor todos os ingredientes de forma mais enfática.

Marca de adoçante foi notificada pelo Conar (Foto: Reprodução / Internet)
O QUE DIZ A MARCA?
A ação se iniciou em setembro de 2022, após a denúncia de um consumidor que se sentiu insatisfeito ao ser ‘lesado’ pela famosa marca. Em nota, a empresa pontuou que segue a regulamentação brasileira e que atenderá as mudanças em suas embalagens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“À luz de decisão de decisão do Conar e visando não gerar dúvidas entre seus consumidores, a marca já vinha implementando alterações em suas embalagens desde o final do ano de 2022. As novas embalagens devem chegar ao mercado no segundo semestre de 2023”, informou a Zero Cal.
Sendo assim, nunca compre um produto apenas por instinto ou por confiar na credibilidade de uma marca. É fundamental se atentar a todas as informações contidas nas embalagens, verificando se são suficientes para que você possa consumir o produto sem se sentir ‘lesado’.
Caso identifique que algo não está tão especificado, você pode registrar a denúncia no Conar, onde a mesma será avaliada se tem fundamentos a solicitação, para as devidas providências.

Zero Cal (Foto: Reprodução / Internet)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br