Uma das marcas mais tradicionais do país e amada pelo seus produtos, estaria à venda e já buscando um comprador

Uma das marcas mais tradicionais do país está a venda e muitos se questionam sobre o que está acontecendo
Uma das marcas mais tradicionais do nosso país que com certeza você conhece bem, ao que tudo indica está a venda. Essa notícia está causando o maior burburinho entre o público, afinal de contas, por que será que isso está ocorrendo?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa em questão é a Marilan Alimentos, que desde 1957, abastece as dispensas das pessoas com doces e biscoitos deliciosos.
Segundo o portal Jornal Valor, que apurou a informação com exclusividade, a empresa está “aberta para tratativas” e espera uma oferta por toda a sua operação ou por uma parte dela. Ainda de acordo com o jornal, a companhia, inclusive, já está engajando um assessor financeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como mencionamos, essa produtora de biscoitos, torradas, doces e snacks foi fundada em 1957 pelo empresário Maximiliano Garla e tem a sua sede principal localizada em Marília, interior de São Paulo.
Vale dizer, que há mais ou menos 10 anos atrás, a Marilan chegou a atuar junto ao BTG Pactual para realizar a venda, que na época, seria de R$ 600 milhões.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Marilan é uma tradicional marca de doces e biscoitos (Foto Reprodução/Internet)

Fábrica da Marilan, de Marília, interior de São Paulo (Foto Reprodução/Internet)

A M. Dias Branco, concorrente da Marilan, demonstrou interesse na compra (Foto Reprodução/Internet)
Vendas abaixo do esperado …
Na época, a proposta chegou a interessar diversas grandes companhias do setor, como a Bunge, Campbell, a gigante Nestlé e até mesmo uma concorrente direta da Marilan, a M Branco.
Porém, os executivos da marca conseguiram renegociar os prazos das dívidas e isso motivou a marca a desistir da venda. Fora isso, eles negaram os descontos que estavam sendo pedidos pelas potenciais compradoras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale mencionar, que a Família Garla é dona das marcas Marilan, Pitstop, Teens, Lev e Vivale. Há mais ou menos dois anos atrás, a organização também comprou a fabricante de bolos Casa Suíça, pelo valor de R$ 303 milhões.
No ano de 2021, o grupo teve uma receita de R$ 1,17 bilhão, com lucro líquido de R$ 70 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com números animadores, nos últimos relatórios de desempenho, a Marilan estava registrando uma grande dificuldade na venda dos seus biscoitos, o que voltou a fazer com que a marca voltasse a tentar se colocar à venda.
De acordo com a marca, essa irregularidade ocorreu por causa de um cenário macroeconômico adverso que afetou todo o setor.
Ela ainda apresentou um resultado abaixo do esperado no fim do ano passado, após tentar uma estratégia de vender mais produtos como, farinha e menos biscoitos.
Mas a marca está de fato a venda?
Segundo o Jornal Valor, a companhia se posicionou negando de que estaria a venda e ainda reforçou os seus planos de crescimento no Brasil.
Em nota, o grupo ainda afirmou que realizou em suas dependências o maior encontro nacional de distribuidores de sua história, onde reuniu cerca de 60 parceiros de diversas cidades do país, e frisou que se mantém forte em seu segmento:
“Com 66 anos de atuação, o grupo inaugurou uma fábrica na região nordeste para ter uma presença ainda maior nas mesas dos brasileiros, adquiriu recentemente a empresa Casa Suíça e avalia a possibilidade de aquisição de companhias nacionais ou internacionais, destacando que, ao contrário do exposto, está em um momento de compras e expansão.”
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.