Decisão crucial da Anvisa após marcas de arroz e macarrão serem retiradas dos supermercados
A Anvisa tomou uma crucial decisão sobre marcas de arroz e macarrão após elas serem arrancadas das prateleiras dos supermercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, foram encontrados resíduos de fezes e até substância mortal nesses produtos que milhares de pessoas consomem diariamente.
Primeiro nós falaremos de uma das maiores empresas de macarrão instantâneo, que milhares de pessoas consomem mas que precisou ser retirado as pressas dos supermercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações de uma reportagem do G1 do dia 22 de setembro de 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de massas alimentícias da empresa Keishi (Bbbr Indústria e Comércio de Macarrão Ltda.) que usaram o aditivo alimentar propilenoglicol, da marca Tecno Clean Industrial Ltda.
Segundo a Anvisa, a medida ocorre após uma inspeção que identificou que a empresa adquiriu e usou a substância contaminada como ingrediente na linha de produção de suas massas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● Informe do INSS chega hoje (02/09) com recurso que antecipa a liberação de benefícios à lista de CPFs
● Multa e adeus à CNH: Informe do Detran chega com proibição na buzina e +2 alertas para motoristas
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontou que os lotes agora recolhidos pela Anvisa foram contaminados pela substância tóxica.
O propilenoglicol adulterado foi usado na fabricação de petiscos para cachorros e pode ter sido responsável pela morte de ao menos 40 animais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Keishi, em nota diz que “se trata apenas de uma suspeita, não havendo, até o momento, evidências de prejuízos ou mesmo eventual análise que possa comprovar a suposta contaminação”. Além disso a empresa salienta que “não utiliza o produto etilenoglicol em sua receita. Excepcionalmente, a utilização pode ter ocorrido devido à falha de terceiros, fato que está sob apuração”.
E A MARCA DE ARROZ?
Em 2017, a Anvisa mandou retirar dos supermercados uma das mais famosas marcas de arroz do Brasil, e isso causou um choque nos Brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do Correio De Minas, a Anvisa mandou retirar a marca de Arroz ‘Favoritos’ dos supermercados. Na época, segundo a determinação da Anvisa, somente o lote de número 00204 se encontrava com problemas e, portanto, teve de ser recolhido.
Segundo informações, as análises do lote do produto que foram feitas pelo Instituto Adolfo Lutz Campinas III e pelo Centro de Laboratório Regional constataram que haviam substâncias estranhas indicativas de riscos à saúde humana, como excrementos de roedores.
E o do produto do tipo longo fino tipo 1 apresentava também pelos de roedores, larvas e até fragmentos de insetos.
Após a realização da solução dos problemas, ambas as marcas retornaram as vendas aos supermercados, também por determinação da Anvisa.