Mart Minas e Epa choram: 2 gigantes de MG são desbancados pelo nº1 de BH

Supermercados BH ultrapassa Mart Minas e Epa em ranking
De fato, o Mart Minas e Epa Supermercados tornaram-se um dos maiores varejistas de Minas Gerais. Porém, em 2024, os dois gigantes regionais foram superados pelo Supermercados BH, que se consolidou como o número um do estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o levantamento do Instituto Think Tank (IRTT), divulgado em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o varejo alimentar segue dominando o cenário nacional.
A pesquisa, divulgada pelo portal Exame, mostra que os supermercados movimentaram cerca de R$ 658,6 bilhões em 2024, representando 52,6% do faturamento total das 300 maiores varejistas do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o setor ainda é fortemente regionalizado. Por exemplo, das 300 redes de supermercadistas, 129 operam apenas em um estado e 130 possuem menos de 50 lojas.
Um dos grandes destaques do ranking é o Supermercados BH, que teve faturamento de mais de R$ 21 bilhões em 2024, operando mais de 338 lojas em Minas Gerais.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Desse modo, o Supermercados BH atingiu o primeiro lugar entre as maiores redes de Minas Gerais.
Já no ranking nacional, a empresa garantiu o 4° lugar entre os maiores supermercados do Brasil, ficando atrás apenas de grandes grupos nacionais, de acordo com o portal Exame.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, o Mart Minas aparece em segundo lugar no ranking de Minas Gerais com R$ 11,4 bilhões em vendas e 86 unidades.
Em terceiro lugar aparece a DMA Distribuidora, controladora do Epa Supermercados, com faturamento de R$ 8,3 bilhões e 170 lojas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, mesmo não liderando o ranking, as empresas seguem sendo destaque em Minas Gerais devido aos preços baixos e qualidade no serviço.
Veja o ranking completo:
- Supermercados BH: Faturamento de 21,2 bilhões e 338 lojas;
- Mart Minas: Faturamento de 11,4 bilhões e 86 lojas;
- Martins (Rede Smart Supermercados): Faturamento de 10 bilhões e 409 lojas;
- DMA Distribuidora (Epa Supermercados): Faturamento de 8,3 bilhões e 170 lojas;
- Grupo ABC (Abc Atacado e Varejo): Faturamento de 4,9 bilhões e 74 lojas;
- Grupo Supernosso: Faturamento de 4,7 bilhões e 60 lojas;
- Supermercado Bahamas: Faturamento de 4,3 bilhões e 84 lojas;
- Villefort: Faturamento de 3,3 bilhões e 34 lojas;
- Supermercados Alvorada: Faturamento de 1,8 bilhões e 32 lojas;
- Verdemar: Faturamento de 1,4 bilhões e 16 lojas.
Quando o Supermercados BH surgiu?
Fundado em 1996 por Pedro Lourenço, o Supermercados BH iniciou a trajetória em locais com pouca concorrência.
Primeiro nas periferias de Belo Horizonte e, em seguida, em pequenas cidades do interior.
Desse modo, o foco da empresa foi atender as classes C e D, oferecendo produtos de qualidade e acessíveis.
Em seguida, com maior escala e poder de compras, o Supermercados BH passou a negociar condições vantajosas com fornecedores, reforçando sua posição.
O fundador da marca, Pedro Lourenço, também é destaque pela sua trajetória no mundo dos negócios.
Natural do interior mineiro, o empresário deixou sua cidade natal aos 18 anos. Na carreira, começou como carregador e repositor, subindo aos poucos os cargos em um atacadista.
Já em 1996, aos 40 anos, Pedro Lourenço investiu seu dinheiro para abrir uma pequena mercearia em Santa Luiza, na Grande BH.
Em seguida, o empresário expandiu para outros bairros e, em 2004, vendeu 40% da empresa para dois sócios.
“Meus amigos diziam que não ia dar certo vender na periferia, e minha esposa queria que eu desistisse. Mas eu não ligo para o que os outros pensam”, disse Lourenço não ligo para o que os outros pensam”, afirmou Lourenço à Exame em 2017.
Por fim, além de comandar o maior supermercado de Minas, Pedro Lourenço também é conhecido pela sua paixão pelo Cruzeiro. O empresário comprou parte da SAF do clube que pertencia ao ex-jogador Ronaldo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.