Fim do Big Mac e Coca-Cola: McDonald’s e +1 abandonam clientes e substitutos são convocados em país

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

22/10/2024 6h20

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
McDonald's e Coca-Cola abandonam país após crise e substituto é convocado ((Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Freepik/McDonald's/Coca)

Dois gigantes, incluindo o McDonald’s, decretam fim de uma era em país e o abandonam após crise. Porém, substitutos chegam para tomar o seu lugar

E o inesquecível jingle do Big Mac, da rede fast food mais famosa do mundo, o McDonald’s, passou a ser de outra rede em país após a franquia americana encerrar suas atividades no local, abandonando uma legião de clientes após crise.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se do Vkusno i Totchka, a versão russa que substituiu o McDonald’s. Fundada em 2022, a rede de fast food russa, em português, significa “Delicioso e Ponto Final”.

Ela surgiu na Rússia logo após a saída do McDonald’s entre mil marcas ocidentais, como parte das sanções impostas por causa da guerra na Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fechamento da gigante americana deixou um vácuo no mercado que o magnata Alexander Govor, ex-franqueado de 25 lojas da McDonald’s na Sibéria, rapidamente preencheu, conforme vocês conseguem ver por meio deste link*.

O novo Big Mac?

De acordo com apurações feitas pela equipe do TV Foco especializada em economia, através de informações divulgadas pela CNN, a nova rede foi inaugurada com filas longas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Além disso, segundo Ivan, um frequentador moscovita, a semelhança entre os produtos é evidente:

“O nome não é muito bom, mas o resto é simplesmente igual”:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Em apenas um ano, Govor abriu 860 unidades do “Delicioso e Ponto Final”, muitas nos mesmos locais onde antes funcionavam lojas do McDonald’s;
  • Ela atende cerca de 500 milhões de clientes;
  • Com o sucesso dentro da Rússia, o empresário já demonstrou interesse em expandir a marca para a China.

Outra gigante substituída

Além do McDonald’s, a Coca-Cola foi substituída pelo refrigerante Dobry Cola, fabricado pela engarrafadora russa HBC AG, preencheu o espaço deixado pela marca americana.

Assim como o “Big Hit” em relação ao Big Mac, o gosto do Dobry Cola, segundo muitos consumidores, é praticamente indistinguível da Coca-Cola.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, o preço é ainda mais tentador, afinal de contas, por custar menos ele conquistou rapidamente a liderança no mercado .

Embora ainda seja possível encontrar Coca-Cola nos supermercados, proveniente de países como China e Turquia, seu preço elevado comparado ao da concorrente local fez com que muitos russos optassem pela nova versão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

Visão de mercado

O “Delicioso e Ponto Final” é parte de uma estratégia maior dos russos para substituir produtos ocidentais com versões locais, devido às sanções.

A rede não apenas manteve os fornecedores russos que abasteciam o McDonald’s, como também adotou um cardápio semelhante, oferecendo uma experiência quase idêntica aos consumidores locais.

O ambiente e até o cheiro nas lojas remetem à antiga rede americana. Com as sanções, muitos fatores impactaram a economia russa como:

  • Rotas aéreas para a Europa foram interrompidas;
  • Cartões de crédito internacionais, como Visa e Mastercard, deixaram de funcionar.

Sendo assim, a substituição de marcas ocidentais tem sido uma maneira eficaz dos russos manterem o mais próximo possível do que era o mercado antes das tensões políticas internacionais.

Quais outras marcas saíram da Rússia?

De acordo com o portal UOL, entre as marcas que saíram da Rússia temos:

  • Heineken;
  • Adidas;
  • American Airline;
  • Uber;
  • EBM;
  • Ford.

Para saber mais detalhes sobre a situação das demais marcas na Rússia, clique aqui*

Conclusões finais:

  • O fim do McDonald’s na Rússia e sua substituição pela rede local “Vkusno i Totchka” marca o fim de uma era para o mercado de fast food no país.
  • Fundada em 2022, a nova rede russa preencheu rapidamente o vácuo deixado pelo McDonald’s aproveitando o momento de crise e as sanções impostas pela guerra na Ucrânia.
  • Sob a liderança de Alexander Govor, ex-franqueado da McDonald’s, a rede se expandiu rapidamente, inaugurando 860 lojas em apenas um ano e atraindo milhões de clientes.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.