Médica faz alerta sobre diagnóstico de Xuxa após procedimento: “Essencial”

Após realizar procedimento, médica explica riscos e faz alerta sobre diagnóstico de Xuxa: “O diagnóstico precoce pode evitar o avanço”. Veja detalhes
A revelação feita por Xuxa Meneghel, aos 62 anos, sobre seu diagnóstico de alopecia androgenética, trouxe um importante alerta sobre a saúde capilar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após identificar os sinais da condição, a apresentadora se submeteu a um transplante capilar, procedimento escolhido como forma de preservar sua autoestima e frear os efeitos da perda de cabelo.
O caso chamou a atenção e gerou um alerta médico essencial. A seguir, veja todos os detalhes apurados pelos especialistas do TV FOCO, baseados nas informações divulgadas pelo portal ‘CARAS’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é a alopecia androgenética?
Também conhecida como calvície, a alopecia androgenética é caracterizada por uma queda de cabelo gradual e progressiva, especialmente na parte frontal e no centro do couro cabeludo.
Embora mais comum em homens, a condição também afeta muitas mulheres e pode ter origem genética. Em entrevista a CARAS, a Dra. Márcia Dertkigil, médica tricologista, que explicou o diagnóstico.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Segundo ela, a alopecia androgenética acaba sendo provocada pela ação do DHT (hormônio diidrotestosterona), um subproduto da testosterona, que todos nós temos.
De acordo com a médica, esse hormônio atua diretamente nos folículos capilares, deixando eles mais fracos e afinando os fios com o tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Quando a pessoa percebe os primeiros sinais de queda acentuada ou afinamento dos fios, é essencial buscar avaliação médica. O diagnóstico precoce pode evitar o avanço da calvície e abrir caminho para tratamentos mais eficazes”, orienta a médica.
O transplante capilar realizado por Xuxa é considerado um procedimento minimamente invasivo e altamente eficaz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele utiliza os próprios fios do paciente, geralmente retirados da parte posterior da cabeça, uma área resistente à ação do DHT. Esses fios são, então, implantados com precisão nas regiões mais afetadas pela queda.

A médica ainda esclarece:
“Diferente do implante, que pode envolver fios artificiais, o transplante é 100% natural, proporcionando um resultado mais harmonioso e duradouro, e sem rejeição”, explica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O procedimento acaba sendo indicado principalmente para casos em que a queda capilar já se encontra irreversível.
“O transplante é uma alternativa segura e eficaz para recuperar a densidade capilar e, principalmente, a confiança que o cabelo muitas vezes representa para a autoestima”, completa a especialista.
O caso de Xuxa serve como um lembrete importante, e ao menor sinal de queda acentuada, procurar ajuda especializada é o primeiro passo para preservar a saúde dos fios e evitar que o problema avance.
Considerações finais
- Recentemente, Xuxa revelou ter feito um transplante capilar devido o diagnóstico de alopecia androgenética, ou seja, calvície.
- Diante deste cenário, a Dra. Márcia Dertkigil esclareceu alguns pontos acerca do problema e deu dicas importantes, destacando a necessidade da avaliação médica.
- O diagnóstico precoce pode evitar o avanço da perca capilar, fazendo com que o problema possa acabar sendo tratado de forma mais eficaz.
Por fim, veja: Xuxa passa humilhação em show na Globo, mas atitude comove
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br