MEGA Alerta MÁXIMO e necessário para brasileiros com dívidas há mais de 5 anos

Brasileiros com dívidas feitas a muito tempo precisam tomar cuidado pois agora nova regras serão usadas para essas pessoas
A pessoas acreditam que após 5 anos suas dividas podem “serem pagas”. Isso é uma crença que se criou e acabou se popularizando, mas existem algumas coisas que não são verdades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pessoas que tiverem com dívidas em atraso (inadimplentes) poderão ter documentos apreendidos, como o passaporte e até a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de serem impossibilitadas de participar de concursos públicos e de licitações.
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na semana passada que é constitucional o dispositivo do Código de Processo Civil (CPC) que autoriza o juiz a determinar “medidas coercitivas” que julgar necessárias contra pessoas inadimplentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As restrições só podem ser adotadas por meio de uma decisão judicial.

Novas restrições para pessoas com dívidas (Foto: Reprodução, GNET)

Pessoas acreditam que após 5 anos as dividas são quitadas (Foto: Reprodução, GNET)

Após 5 anos conta não é paga automaticamente (Foto: Reprodução, GNET)
O tema foi julgado pelo plenário do Supremo, e o voto do relator, Luiz Fux, foi seguido pela maioria dos ministros. Fux concluiu que a medida é válida “desde que não avance sobre direitos fundamentais e observe os princípios da proporcionalidade e razoabilidade”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Dívidas alimentares estão livres da apreensão da CNH e do passaporte, assim como débitos de motoristas profissionais (a lei determina que qualquer dívida, independentemente da origem, pode ser cobrada judicialmente, caso o devedor não responda a alternativas para quitar o débito).
Depois de 5 anos minha divida é quitada?
Quando o débito não é quitado, os credores podem tomar medidas para cobrá-lo, tal como adicionar o nome do cidadão nos cadastros dos órgãos de restrição ao crédito. No entanto, existe um prazo legal, conhecido como prescrição, para que os credores possam acionar a justiça para cobrar o devedor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste sentido, surgiu a ideia de que existem dívidas caducadas após cinco anos. No entanto, isso não pode ser considerado verdade.
O que as pessoas acreditam não é real, pois, o débito não some depois de cinco anos. Segundo especialistas no assunto, a dívida não caduca, mas sim, o prazo legal para cobrança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu