Melhor que 13º salário: Jornal da Globo confirma benefício EXTRA para lista de CLTs em 2025

Como forma valorizar e incentivas os funcionários, parte das empresas garante participação nos lucros, garantindo adicional na conta, além do que dita a lei
Entre os meses de outubro e novembro, o setor patronal paga o 13º salário aos colaboradores, como manda a CLT. No entanto, ao longo do ano, existem ainda outros pagamentos adicionais que servem para a valorização dos trabalhadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um deles diz respeito à Participação nos Lucros e Resultados. Em alguns dos casos, esse abono costuma ser maior do que o próprio salário mensal dos contratados, dependendo do tamanho da empresa e dos ganhos em que acontece o cálculo, normalmente anuais.
Este, porém, é um bônus opcional, que pode ou não ser pago pelos contratantes, que tem uma combinação prévia entre as categorias. Segundo o G1, da Globo, o adicional já existe desde os anos 90, quando os bancários passaram a questionar as remunerações dos grandes bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois disso, a Lei 10.101/2000, de 2001, finalmente regulamentou os acordos entre os sindicatos e as convenções coletivas. Mas, como se trata de um extra opcional de cada empresa, as transferências surgem diferentes formas, não havendo encargos sobre o FGTS, as férias, nem nas contribuições ao INSS.
Desde 2023, o mercado vem se mostrando aquecido para novas funções. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, naquele ano, mais de 37,7 milhões de cidadãos estavam atuando formalmente no mercado. Em 2024, o país teve um novo recorde, subindo o número para 46,2 milhões – apesar de ter sofrido uma nova queda alguns meses depois.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Como funciona o Participação nos Lucros e Resultados?
Existem diferentes formas para os pagamentos:
- A primeira é igual para todos os trabalhadores, sendo do mesmo valor;
- Já a segunda, é proporcional ao salário e cargo, variando pela remuneração e posição de cada um;
- O abono pode cair na conta em uma única vez ou em duas parcelas, com diferença de até 3 meses.

Conclusão
- Em resumo, parte das empresas garante Participação nos Lucros e Resultados aos funcionários;
- A PLR existe desde 2001, mas continua sendo opcional para cada um dos patrões;
- Esse pagamento, porém, serve como uma forma de incentivo dos contratantes aos colaboradores;
- Já o 13º salário, pago no fim do ano, é atestado pela Consolidação das Leis Trabalhistas.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre os pagamentos dos trabalhadores CLT!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br