Melhor que o 14º salário: INSS garante +1 pagamento salvador para aposentados na era Lula em 2025

Pagamento extra surpreende aposentados do INSS, sendo melhor que 14º salário, durante governo Lula; Confira

17/05/2025 14h15

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS -14º salário - Lula ( Foto: Montagem)

Pagamento extra surpreende aposentados do INSS, sendo melhor que 14º salário, durante governo Lula

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu os beneficiários ao oficializar, já para 2025, um pagamento extra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa ação, promete aliviar o bolso dos aposentados durante o governo Lula, em um movimento que especialistas já comparam a um “14º salário” turbinado.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações do G1 da Globo, detalha agora pagamentos das vítimas da fraude do INSS,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fraude do INSS

O INSS enfrenta um dos maiores escândalos de sua história, com a descoberta de um esquema de fraudes que desviou bilhões de reais de aposentados e pensionistas.

Sem os descontos dá para garantir um extra (Reprodução: Internet)
INSS (Reprodução: Internet)

A “Operação Sem Desconto”, deflagrada pela Polícia Federal em abril de 2025, revelou que entidades de fachada aplicavam descontos indevidos nos benefícios de milhões de segurados, sem autorização prévia.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Contudo, estima-se que o prejuízo total ultrapasse R$ 8 bilhões, afetando cerca de 9 milhões de beneficiários desde 2016.

Operação Sem Desconto

A “Operação Sem Desconto” cumpriu 211 mandados de busca e apreensão em 13 estados e no Distrito Federal, além de seis mandados de prisão temporária, resultando em três detenções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, entre os alvos estavam entidades como a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), que, segundo o Ministério Público, arrecadava mais de R$ 40 milhões mensais por meio de descontos indevidos.

O escândalo levou ao afastamento do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e à demissão do ministro da Previdência, Carlos Lupi, em 2 de maio de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS – Foto: Internet

Quando vou receber

Para quem foi vítima da fraude no mês passado, mesmo após o bloqueio dos descontos de entidades associativas, com a descoberta da fraude, o INSS vai devover esses valores entre os dias 26 de maio e 6 de junho junto com o pagamento dos benefícios, sem necessidade de qualquer ação do segurado.

Contudo, quem já quem teve valores descontados entre março de 2020 e março de 2025 precisa seguir o passo a passo para pedir o ressarcimento. Então, a partir disso, a entidade associativa responsável pelo desconto terá 15 dias úteis para fazer o pagamento ou comprovar que a cobrança havia sido autorizada pelo beneficiário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como saber se tive descontos no INSS?

Para os beneficiários que desejam verificar se foram vítimas da fraude e solicitar o reembolso, o INSS disponibilizou orientações específicas:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS e faça login com a sua conta gov.br;
  2. Clique na opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O aplicativo vai mostrar quais associações realizaram os descontos em seus benefícios e os valores descontados, entre março de 2020 e de 2025.
  3. A partir disso, marque se autorizou o desconto ou não, para cada uma das entidades listadas.
  4. Informe um celular e e-mail para contato.
  5. Em seguida, declare se os dados são verdadeiros.
  6. Clique no botão “enviar declarações” para finalizar.
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Aplicativo Meu INSS conta com todas as informações (Foto: Reprodução/Internet)

CONCLUSÃO

Por fim, a fraude no INSS escancarou a vulnerabilidade do sistema previdenciário brasileiro diante de práticas ilícitas e da falta de fiscalização eficaz.

Porém, a resposta das autoridades, embora tardia, busca reparar os danos causados a milhões de aposentados e pensionistas.

Contudo, é imperativo que medidas estruturais sejam implementadas para garantir a transparência. E além disso, a segurança dos benefícios previdenciários, evitando que episódios como este se repitam no futuro.

Veja também matéria especial sobre: INSS emite comunicado e confirma liberação de saque extra a lista de CPFs.


NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.