Mercado gigante de SP é desmascarado pelo Procon por NOJEIRA em rede nacional

Celso Russomanno mostra situação precária de mercado em São Paulo
No dia 09 de junho deste ano, uma operação do Procon mostrou uma situação nojenta de um mercado gigante de São Paulo. A reportagem foi exibida pelo Cidade Alerta, que mostrou imagens do estabelecimento com baratas e fezes de rato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta segunda-feira, 17, iremos detalhar o caso envolvendo o mercado em São Paulo e sua situação atual.
Durante o quadro Patrulha do Consumidor, Celso Russomanno mostrou a situação do supermercado Beira Alta, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O deputado recebeu uma série de denúncias de consumidores e funcionários do mercado. Fato que o fez acionar o Procon para investigar o estabelecimento.
Celso Russomanno revelou que as denúncias envolviam produtos impróprios para consumo e insetos no estabelecimento.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Durante a reportagem, o Procon atuou no supermercado Beira Alta, que analisou o açougue, produtos e limpeza do local.
IRREGULARIDADES
- Frios: não possuíam as datas de validade na vitrine, continham fracionamento acima do permitido e sem data, e sem as definições dos produtos;
- Doces e outros produtos: não haviam preço;
- Armazenamento dos frios: vidro quebrado, fora da temperatura do resfriamento (estavam 15 graus, acima do permitido de 10 graus)
- Carnes: temperatura estava adequada, mas haviam carnes pretas, sem marcas e sem datas de validade
Celso Russomanno mostrou que alguns produtos estavam com os prazos de validade cortados, fato que é crime.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, ao entrar no ambiente de preparação de carnes, o Procon encontrou uma pia entupida, carnes vencidas e queijos sem embalagens.
Outro erro mostrado era ao guardarem os produtos impróprios para consumo para descartar, que estavam ao lado de alimentos aprovados para venda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Celso Russomanno e o Procon também apontaram que a câmera fria estava com cheiro ruim e com inúmeros produtos fora da validade.
Em seguida, as imagens mostraram baratas pequenas, sujeira no piso, isentos mortos e fezes de rato no local de armazenamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



SITUAÇÃO ATUAL
O mercado fez o descarte dos produtos impróprios para consumo, cerca de 295 kg de alimentos. O Procon deu 10 dias para o estabelecimento de adequar.
De acordo com Celso Russomanno, o mercado deve modificar as irregularidades para funcionar normalmente.
O deputado também garantiu que irá retornar ao estabelecimento para ver se as normas estão corretas. O prazo acabará em dois dias.
Como fazer uma reclamação no Procon?
É de extrema importância que os consumidores relatem suas reclamações ao encontrarem irregularidades nos locais. Para fazer uma denúncia no Procon, basta ligar para 151, ir até uma delegacia ou por meio de atendimento eletrônico (consulta e reclamação).
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.