Operações encerradas”: Mercado Livre emite comunicado com fim de serviço popular e abala clientes em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

27/01/2025 6h00

5 min de leitura

Imagem PreCarregada
Mercado livre anuncia o fim de um dos serviços maus cruciais da plataforma (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Mercado Livre/Canva)

Mercado Livre anuncia fim de um dos seus serviços mais aclamados e populares e milhares de clientes ficam abalados com a decisão informada

O Mercado Livre anunciou na última quinta-feira (23) o encerramento de um dos serviços mais aclamados da plataforma, deixando milhares de clientes abalados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se das operações intermediárias da Kangu, plataforma de entregas adquirida pela companhia ainda no ano de 2020, conforme podem ver por meio deste link.*

Essa medida se fez necessária para que a empresa possa otimizar os seus esforços em outras áreas de logística.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, o fim do serviço deixa milhares de clientes que dependem da Kangu para realizar envios e coletas de encomendas à procura de alternativas.

Diante disso, a partir do site oficial da Kangu e do portal e-commerce Brasil, a equipe especializada em serviços e tecnologia do TV Foco traz mais detalhes desse adeus e seus impactos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Mercado livre adquiriu a Kangu em 2020 (Foto: Reprodução/Mercado Livre)

Data cravada:

De acordo com um comunicado enviado ao portal E-Commerce Brasil, a suspensão dos serviços da Kangu será feita de forma gradual:

  • A empresa concluirá todos os processos logísticos em andamento dentro das condições contratadas.
  • Mas a partir do dia 23 de fevereiro de 2025, a plataforma permitirá o processamento de novos pedidos. Até essa data, os clientes ainda poderão realizar novas sugestões na plataforma.

Situação dos funcionários:

Em relação aos colaboradores de Kangu, a empresa afirmou que cerca de 80% serão realocados dentro do ecossistema do Mercado Livre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Mercado Livre enviará um aviso prévio de 30 a 90 dias a todos os fornecedores e transportadoras.

Além disso, um canal exclusivo para tirar todas as suas dúvidas sobre o encerramento dos serviços está disponibilizado no site da Kangu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Kangu terá suas operações intermediárias descontinuadas (Foto: Reprodução/ Internet)

Veja a declaração na íntegra do Mercado Livre:

O Mercado Livre, por meio de sua nota oficial, afirmou o seguinte:

“O Mercado Livre é uma empresa movida pela cultura empreendedora, constantemente revisando e aprimorando seus projetos e modelos de negócios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É com este espírito de ‘beta contínuo’ que a companhia comunica a decisão estratégica de encerrar a plataforma de intermediação de envios Kangu, concentrando treinamentos em outras áreas em logística.

A suspensão dos serviços, a partir de 23.01.2025, será realizada de maneira gradual para que todo o processo ocorra com tranquilidade e total transparência para os colaboradores, fornecedores impactados e transportadores.”

“Entregas em andamento serão normalmente executadas, dentro das condições contratadas, e novos pedidos poderão ser realizados até o dia 23.02.2025.

Após esses dados, a plataforma não processará nenhum novo pedido.

Aproximadamente 80% dos funcionários que atuaram na operação serão realocados para outras atividades na unidade de e-commerce.

Já os vendedores e transportadoras integradas são avisados ​​com antecedência entre 30 e 90 dias, a depender da natureza do contrato.”

A companhia agradece aos parceiros e funcionários que contribuem para essa jornada de aprendizado e manterá um canal exclusivo para acompanhar todo o processo de encerramento e eventuais dúvidas existentes pelo link.

MAS ATENÇÃO! Conforme exposto pelo Mercado Livre, os demais serviços contratados pela Kangu, que também atuam como transportadores e que administram as Agências Mercado Livre (também conhecidas por Places), seguem funcionando normalmente.

Declaração do Kangu:

Por fim, conforme exposto no portal oficial do Kangu, eles deixaram exposto um comunicado sobre essas “operações canceladas”.

Veja abaixo:

” Já não estamos mais aceitando novos cadastros e, a partir do dia 23 de fevereiro de 2025, não será mais possível contratar envios na nossa plataforma.

Estamos aqui para oferecer tranquilidade e reafirmar nosso compromisso com nossos usuários.

Por isso,continuaremos dando suporte até o fim de todos os envios que forem realizados até a data limite e manteremos aberto o nosso canal de atendimento”.

Anúncio oficial da Kangu falando sobre o encerramento da intermediação (Foto Reprodução/Internet)

Quem possui créditos na carteira digital da Kangu deve fazer o quê?

De acordo com a Kangu, clientes que possuem créditos na carteira digital devem solicitar o resgate o quanto antes, por meio do formulário de retirada de crédito Kangu.

Isso é necessário para que possamos realizar a atualização cadastral e obter as informações necessárias para o estorno.

No formulário, você precisa informar:

  • O motivo do resgate;
  • Nome e CPF/CNPJ cadastrados na Kangu;
  • Forma de pagamento e dados da conta (banco, agência, número, dígito, tipo, nome e CPF/CNPJ do titular).

MAS ATENÇÃO! Somente os créditos poderão ser resgatados, ou seja, valores referentes a cupons e promoções não serão reembolsados.

Além disso, é preciso quitar todos os débitos o mais rápido possível.

Conclusão:

Em suma, o Mercado Livre anunciou o fim da plataforma Kangu, encerrando seus serviços de intermediação de envios a partir de 23 de fevereiro de 2025.

No entanto, essa decisão, embora estratégica para a empresa, impactará milhares de clientes que utilizavam a plataforma para realizar envios e coletas.

Por fim, a empresa garantiu a realocação de parte dos funcionários e o pagamento de créditos para os clientes, mas a medida gerou incerteza e busca por alternativas entre os usuários.

Mas, para saber mais sobre as plataformas e outras empresas, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.