MMercado Livre coloca fim em um dos serviços essenciais da plataforma e deixa milhares de clientes sem chão com a decisão neste ano de 2025
E o Mercado Livre, uma das plataformas de e-commerce mais usadas no Brasil, anunciou ainda no dia 20 de janeiro de 2024, o fim de um dos seus principais serviços, deixando milhares de clientes abalados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do encerramento do Mercado Shops, uma de suas ferramentas nº1 e mais aclamadas, a qual permitia a vendedores criar lojas virtuais personalizadas com identidade própria, incluindo logotipos, cores, tipografias e banners.
Diante disso, a equipe especializada em serviços do TV Foco, baseada em informações oficiais da plataforma, traz mais detalhes sobre a decisão e as alternativas que poderão substituir o mesmo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fim de uma era
Em síntese, essa decisão marca o fim de uma era na referência para pequenas e médias empresas (PMEs) que buscavam independência e flexibilidade no e-commerce.
O serviço, o qual está com os dias contados, será desativado de vez a partir do dia 31 de dezembro de 2025.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste momento, os usuários serão direcionados para a solução “Minha Página”, uma loja proprietária dentro do marketplace do Mercado Livre.
A notícia gerou preocupação entre muitos vendedores, afinal de contas, a nova alternativa não permite integração com outras plataformas de e-commerce.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Consequentemente, essa limitação afeta os que buscam expandir suas vendas para múltiplos canais, uma funcionalidade considerada essencial.
No entanto, desde o dia 16 de janeiro, o Mercado Livre bloqueou o acesso de novos usuários ao Mercado Shops.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em vez disso, a plataforma já redireciona automaticamente esses usuários para a criação de páginas dentro do marketplace.
Veja abaixo a cronologia dos fatos:
- 16 de janeiro de 2025: O Mercado Livre anuncia o fim do Mercado Shops, informando que novos usuários não poderão mais criar lojas na plataforma.
- 31 de dezembro de 2025: Data limite para o encerramento definitivo do Mercado Shops. Até lá, os usuários atuais poderão continuar vendendo pela ferramenta.
- Período de migração: O Mercado Livre direcionará os vendedores para a solução “Minha Página”. Em seguida, a plataforma oferecerá um período gratuito de três meses. Posteriormente, cobrará uma mensalidade de R$ 99.
Quais alternativas os usuários do Mercado Shops terão?
Para os vendedores que dependem da integração com múltiplas plataformas, o Mercado Livre recomenda a migração para integradores de e-commerce como:
- Nuvemshop
- Shopify
- WooCommerce
- VTEX
- LWSA
Essas plataformas permitem que os comerciantes mantenham uma presença omnichannel, integrando suas lojas virtuais a diferentes marketplaces e canais de venda.
O Mercado Livre divulgou uma nota afirmando que a decisão foi tomada para simplificar a experiência dos vendedores.
Além disso, a empresa destacou que o objetivo é concentrar esforços em soluções que gerem mais valor dentro do marketplace.
A empresa também destacou que está oferecendo suporte para ajudar os usuários na transição.
Conclusão:
Em suma, o fim do Mercado Shops marca o encerramento de um capítulo importante no e-commerce brasileiro.
Enquanto o Mercado Livre busca consolidar sua base de vendedores dentro do próprio marketplace, os usuários terão que se adaptar a novas ferramentas ou migrar para plataformas que ofereçam maior flexibilidade e integração.
Por fim, a mudança reforça a importância de soluções omnichannel em um mercado cada vez mais competitivo.
Mas, para saber mais sobre outros serviços do Mercado Livre, clique aqui*.