Você precisa ficar atento: Anvisa interdita lote de famosa marca de chocolate
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desempenha um papel crucial na proteção da saúde dos consumidores no Brasil, garantindo a segurança dos produtos que chegam às prateleiras e aos lares de milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sua missão é primordial para manter os padrões de qualidade e segurança alimentar no país. Portanto, é de extrema importância que os consumidores estejam atentos aos comunicados e alertas emitidos por esse órgão.
Nos últimos dias, a Anvisa emitiu um comunicado que chamou a atenção de todo o Brasil. A agência emitiu a RESOLUÇÃO-RE Nº 3.429, DE 8 DE SETEMBRO DE 2023, interditando cautelarmente o lote nº 210323 de uma marca de chocolate, segundo a fonte REALI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anvisa (Reprodução/Internet)
Trata-se do Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau, marca Guimarães, fabricado pela empresa Guimarães Brasil Indústria e Alimentos LTDA, empresa “rival” da Nestlé.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi motivada devido ao resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cádmio, um metal pesado tóxico. O Laudo de Análise foi emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo, informou a vigilanciasanitaria.sc.
Os resultados mostraram a presença acima dos limites permitidos desse metal no produto, tornando-o potencialmente prejudicial à saúde dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anvisa emite alerta sobre chocolate em pó (Foto: Internet)
O que o cádmio causa no organismo?
O cádmio é uma substância tóxica que, em excesso, pode causar danos ao sistema renal e aumentar o risco de câncer. Portanto, a proibição desse lote de chocolate visa proteger a saúde dos consumidores e prevenir quaisquer riscos à saúde pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A MARCA OPERA NORMALMENTE?
Sim, uma passada rápida pelo site da Guimarães Alimentos e você até encontra o produto Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau. Cabe destacar, que a Anvisa barrou um lote específico, então, os demais estão livres para serem comercializados tranquilamente. Então, a empresa opera normalmente.
Empresa que teve produto barrado pela Anvisa, opera normalmente (Foto: Divulgação)