Fui vítima de um golpe e minha conta foi zerada: Como resolver no Nubank?

Como o Nubank age diante dos golpes digitais? Saiba como identificar, agir rápido e usar ferramentas de prevenção a fim de salvar até o último real da sua conta
Os golpes digitais estão cada vez mais sofisticados e maliciosos. E se engana quem pensa que somente os idosos acabam se lesando com isso, afinal de contas, esses golpes estão cada vez menos óbvios e mais elaborados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, você mesmo deve ter passado por algo parecido ou conhece alguém que já enfrentou esse transtorno, não é mesmo?
Ofertas falsas, falsos atendentes e links perigosos estão por toda parte. E neste contexto sobra uma pergunta:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Será que é possível resolver o problema e se proteger de forma eficaz, especialmente em bancos digitais como o Nubank?“
Mais que isso: “Já sofri o golpe e minha conta foi zerada, é possível que o Nubank me ajude a resolver?”
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Felizmente, a resposta para essas perguntas é sim! O Nubank não apenas oferece canais de atendimento rápidos, como também uma gama de ferramentas integradas ao aplicativo, desenvolvidas para ajudar o cliente a agir imediatamente em casos de fraude.
Além disso, a fintech mantém sistemas automáticos que monitoram atividades suspeitas em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas antes de explicarmos melhor como funcionam esses golpes e as ferramentas, é importante ter a ciência de que a responsabilidade pelo uso consciente e seguro dos serviços permanece com o usuário, o que faz total diferença!
Quais são os golpes bancários mais aplicados?
- 1. Falsa central de atendimento: Geralmente, é quando um criminoso entra em contato com a vítima se passando por um atendente do banco. Munido de informações aparentemente verídicas e linguagem técnica, o fraudador tenta obter senhas, dados de acesso ou autorização para controlar remotamente o celular da vítima.
Segundo o próprio Nubank, nenhum funcionário tem autorização para solicitar códigos, senhas ou instalar aplicativos no seu dispositivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, o Nubank nunca entra em contato proativamente pedindo dados sensíveis.
Assim, qualquer tentativa nesse sentido deve ser tratada como golpe e reportada imediatamente pelo app ou pelo e-mail oficial da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 2. Golpes em redes sociais com perfis falsos: Aqui se resume aos perfis que se passam pelo atendimento oficial do Nubank em redes sociais, especialmente em comentários de postagens. Eles oferecem “ajuda” e encaminham as vítimas para números ou links suspeitos.
Neste contexto, o Nubank alerta que realiza o atendimento exclusivamente pelo aplicativo e não responde a mensagens privadas em redes sociais.
3. Boleto falso ou Pix fraudulento: Aqui, a vítima efetua um pagamento como se fosse para um boleto legítimo ou através de um Pix seguro, quando na verdade está transferindo dinheiro para golpistas. Isso ocorre com frequência quando o cliente copia códigos de barras de sites falsos ou escaneia QR Codes adulterados.
Diante disso, o Nubank reforça que os boletos devem ser sempre gerados dentro do próprio app.
Além disso, é fundamental revisar os dados do destinatário antes de concluir a transação.
Quais são as ferramentas de prevenção oferecidas pelo Nubank?
A fim de minimizar riscos, o Nubank desenvolveu uma série de recursos de segurança disponíveis para todos os clientes.
São ferramentas práticas que ajudam tanto na prevenção quanto na detecção de comportamentos suspeitos:
- Notificações em tempo real: Sempre que uma movimentação financeira acontece, o app envia uma notificação imediata. Se o cliente identificar algo estranho, pode agir rapidamente.
- Bloqueio de cartão pelo app: Caso o cliente desconfie de qualquer transação, consegue bloquear o cartão (físico ou virtual) em poucos segundos diretamente no aplicativo.
- Cartão virtual exclusivo para compras online: O Nubank oferece a opção de gerar cartões virtuais temporários ou permanentes para compras pela internet. Assim, se o cartão for comprometido, o cliente pode excluí-lo sem afetar o cartão físico.
- Verificação de identidade por biometria e autenticação em duas etapas: Essas ferramentas dificultam o acesso ao app por terceiros, mesmo que consigam a senha principal.
- Modo Rua: Esse recurso, lançado pelo Nubank, permite limitar temporariamente o valor disponível para transações via Pix, débito ou TED. Ideal para usar fora de casa ou em ambientes de maior risco. O cliente define um valor máximo que pode ser movimentado até que o app seja desbloqueado novamente por biometria facial.
- Reconhecimento facial ao entrar no app: Em casos de risco elevado, o Nubank pode solicitar o envio de uma selfie para verificar se a pessoa que tenta acessar a conta é, de fato, o titular.
O que fazer se eu cair em um golpe bancário?
Mesmo com ferramentas de proteção, nenhuma instituição está imune a tentativas de fraude. Por isso, saber como agir ao perceber um golpe é fundamental.
Caso você seja cliente Nubank, pode seguir os seguintes passos:
- Contatar o atendimento imediatamente pelo app ou pelo e-mail meajuda@nubank.com.br: A equipe pode bloquear movimentações e iniciar a investigação do caso.
- Contestar transações suspeitas pelo próprio app: O processo de contestação leva à abertura de protocolo com análise interna, que pode, em alguns casos, resultar na devolução dos valores.
- Registrar boletim de ocorrência com detalhes do golpe: O documento pode ser exigido para formalizar processos internos da instituição.
- Alterar senhas de todos os serviços bancários e apps relacionados, além de ativar autenticação em duas etapas nos serviços digitais.
- Solicitar um novo cartão físico ou virtual: Principalmente quando houver risco de clonagem.
Os canais oficiais de atendimento do Nubank incluem:
- Chat dentro do app;
- Telefone 4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas);
- Telefone 0800 591 2117 (demais localidades).
O Nubank também permite denunciar perfis e números falsos, além de contas suspeitas envolvidas em fraudes, colaborando com investigações e prevenção de novos golpes.
Mas, para saber mais sobre os benefícios do Nubank, clique aqui*
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.