“Imediatamente”: Ministério da Agricultura proíbe venda de 3 marcas populares de café e emite alerta geral

Órgão do Governo Federal divulgou comunicado sobre a suspensão de lotes dos produtos em supermercados
Nesta sexta-feira, dia 25, o Ministério da Agricultura publicou uma nota de proibição sobre a venda de três marcas de café, consideradas impróprias para consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o anúncio, os produtos têm comercialização como “pó para preparo de bebida sabor café”, não propriamente pó de café. Os lotes são das marcas Pingo Preto, Oficial e Melissa.
A embalagem, no entanto, costuma confundir os clientes. Com o logo imitando as marcas originais, letras pequenas identificando o real produto e preços mais baixos, muita gente acaba se confundindo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Ministério da Agricultura, as irregularidades detectadas incluem a presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido. Além disso, foram identificados níveis de micotoxinas superiores aos tolerados pela lei.
O instituto de fiscalização ressaltou que os elementos indicam que os produtos não atendem aos requisitos de identidade e qualidade. As matérias estranhas são pedras, areia, grãos ou sementes de outras espécies vegetais, como de erva daninhas, junto com impurezas como galhos, folhas e cascas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“O Ministério da Agricultura orienta que consumidores que tenham adquirido os produtos listados deixem de consumi-los imediatamente. É possível solicitar a substituição do produto com base nas disposições do Código de Defesa do Consumidor”, destacou.
Em resposta enviada ao G1, apenas a empresa responsável pelo Melissa se pronunciou. A dona da marca afirmou que “o produto não é comercializado nem rotulado como café torrado e moído” e que “não utiliza exclusivamente grãos de café, mas, sim, uma formulação alternativa legalmente permitida”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais os itens proibidos?
A determinação diz respeito a diferentes lotes, que terão recolhimento dos supermercados:
- Lote 0125A do café torrado da marca Melissa;
- Lote 12025 do café torrado Pingo Preto;
- Lote 263 do café torrado Oficial.

Conclusão
- Em resumo, o Ministério da Agricultura proibiu a venda de 3 marcas de café impróprias;
- Os produtos têm comercialização como “pó para preparo de bebida sabor café”, não café;
- Por isso, as marcas Pingo Preto, Oficial e Melissa tiveram lotes proibidos nos supermercados;
- Os produtos, segundo o órgão público, contêm matérias estranhas e impurezas acima do limite;
- Fiscalização apontou que há níveis de micotoxinas superiores aos permitidos pela legislação atual.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre as ações do Ministério da Agricultura!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br