“Reajuste”: Miriam Leitão paralisa BDBR com lei que traz novo valor histórico ao salário mínimo em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

28/11/2024 10h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Notas de cem reais, carteira de trabalho e Miriam Leitão no Bom Dia Brasil (Fotos: Reproduções / Globo / Canva)

Miriam Leitão paralisa Bom Dia Brasil com novo valor do salário mínimo

Nesta quinta-feira, 28, Miriam Leitão paralisou o Bom Dia Brasil, da Globo, com uma nova lei que trará um valor histórico ao salário mínimo no ano de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última quarta-fera, 27, a equipe econômica do Governo Lula propôs uma nova fórmula para a correção do salário mínimo.

“Com as mudanças, o reajuste passa a seguir as regras fiscais para equilibrar as contas públicas com limite de 2,5% acima da inflação”, iniciou a jornalista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, caso a proposta seja aprovada pelo Congresso Nacional, as regras para o reajuste do piso salarial irão mudar a partir de 2025.

Como é a regra atual

Desde 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomou a política de valorização do piso. Desse modo, Miriam Leitão falou como funciona o cálculo atual.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

“Hoje, no Governo Lula, a correção do salário mínimo é assim: a inflação mais o crescimento de dois anos antes”, afirmou a jornalista da Globo.

Em seguida, Miriam Leitão reforço que, caso a medida seja aprovada, o salário mínimo poderá mudar de acordo com o arcabouço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Agora, vai ser de acordo com o arcabouço, que permite o aumento real acima da inflação”, afirmou a jornalista.

Além disso, Miriam Leitão admitiu que o Governo Federal deverá economizar bilhões nos gastos a partir de 2026, caso a mudança seja aprovada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, o salário mínimo também interfere no valor de outros benefícios, como seguro-desemprego, PIS/Pasep, BPC, INSS e mais.

Correção atual

Atualmente, a mudança no valor do piso nacional é feita de acordo com dois fatores. Veja:

  • A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 12 meses até novembro – como prevê a Constituição. O valor está estimado em 4,66% pelo governo;
  • O índice de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores. No caso de 2025, vale o PIB de 2023, que cresceu 2,9%.
Miriam Leitão no Bom Dia Brasil (Foto: Reprodução / Globo)
Miriam Leitão no Bom Dia Brasil (Foto: Reprodução / Globo)

Novo projeto de lei

Porém, caso a lei entre em vigor, o salário mínimo deverá ser de R$ 1.515.

Desse modo, o salário mínimo passaria a ter um aumento real, acima da inflação, limitado a 2,5% ao ano.

Com isso, seria dada a inflação do ano anterior, em 12 meses até novembro, acrescido do PIB de dois anos antes com teto de 2,5%

Ou seja, caso o PIB tenha avançado acima de 2,9%, a nova lei irá estabelecer 2,5% em todos os cálculos.

O 2,5% são é o limite máximo para os gastos do governo dentro do arcabouço fiscal.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Salário mínimo 2025 (Fotos: Reproduções / Canva / Freepik / Montagem)

Qual é o valor do salário mínimo em 2025?

De acordo com informações do Jornal da Globo, com a regra atual, o salário mínimo no ano de 2025 deverá ser de R$ 1.520,65. Caso aprovado, o montante será o maior da história.

Porém, o valor final do salário mínimo em 2025 não é certeiro, pois dependerá do resultado da inflação calculada em 12 meses até novembro deste ano.

Considerações finais

Em resumo, Miriam Leitão confirmou que o Governo planeja mudar o cálculo para o reajuste do valor do salário mínimo a partir do ano de 2025. Caso aprovado, a correção poderá mudar de acordo com o arcabouço.

Veja mais informações sobre o salário mínimo clicando aqui.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Carteira de trabalho e homem assinando documento (Foto: Reprodução / Freepik)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.