Deu adeus: O triste fim de montadora que ressurgiu das cinzas, mas não sobreviveu nem com ajuda da Fiat

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
1 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Montadora deu adeus mesmo com ajuda da Fiat (Reprodução: Internet)

Triste fim de montadora que não sobreviveu nem com ajuda da Fiat

Uma montadora gigante teve triste fim no Brasil, conseguiu ressurgir das cinzas com uma grande esperança, contou com a ajuda da Fiat, mas mesmo assim não conseguiu sobreviver ao mercado nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mercado de carros no Brasil é um dos mais competitivos, com diversas marcas gigantes que concorrem sempre uma com a outra, e por conta disso, algumas que fazem sucesso no exterior, acabam não conseguindo se estabilizar em território brasileiro.

No dia 24 de junho de 1910, a Alfa Romeo foi fundada e foi o princípio do grande sucesso que iria fazer, inclusive com carros participando do maior evento automobilístico do mundo, a Fórmula 1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, somente em 1968 chegou ao Brasil, após comprar uma empresa pública, FNM, que ficava sediada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, passando pelo processo de privatização.

Apenas dois anos depois, em 1970, começou a se instaurar uma forte crise do petróleo, e com isso a montadora não conseguia ter grandes volumes de produções, e diante dessa situação, a Fiat fez a aquisição das operações, o que sanou vários problemas, mas não todos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 1986, com um fracasso nas vendas, a Alfa Romeo deixou de produzir no Brasil, dando o fim de sua primeira aparição no território brasileiro, mas apenas 4 anos depois ressurgiria das cinzas e retornaria ao mercado nacional.

Sua segunda passagem ficou marcada pela tentativa de vender sua marca em concessionárias da Fiat, mas de acordo com o portal ‘UOL’, acabou se atrapalhando em liquidar um lote encalhado de veículos e as variações cambiais ainda prejudicaram ainda mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, em 2006, novamente a marca italiana deixou o Brasil e até então nunca mais voltou, tendo deixado apenas 8 modelos comercializados no país. Mas no exterior segue sendo uma fabricante de muito sucesso.

Quando a Fiat foi fundada?

A Fiat, uma das principais marcas italianas, foi fundada no dia 11 de julho de 1899.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile