Montadora n°1, tão popular quanto a Honda, vive terror de falência e apela para sobreviver em país

Em crise, renomada montadora no segmento de motos, tão popular quanto a Honda, apela para evitar a falência e continuar operando
E uma das fabricantes de motocicletas mais amadas do mundo, vista como nº1 e frequentemente vista como rival direta da Honda em competições e no mercado de alta performance, enfrenta uma das maiores crises de sua história na Áustria.
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Trata-se da KTM, marca austríaca, conhecida por seus modelos esportivos e off-road. Infelizmente, desde meados de novembro de 2024, ela vive um verdadeiro terror de falência.
No entanto, ao que parece, ela viu uma luz no fim do túnel neste mês de fevereiro e acaba de apelar para entrar em processo de recuperação judicial na Áustria, a fim de evitar o pior.
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Diante dos fatos, a partir de informações obtidas por meio dos portais Motociclismo online e AutoPapo, a equipe especializada em economia do TV Foco traz mais detalhes sobre esse processo e as perspectivas para o futuro.

Pedindo socorro
A esperança para a KTM foi revelada após uma reunião entre a fabricante e seus credores na corte austríaca de Ried, encerrada de forma positiva nesta última terça-feira (25).
Conforme mencionamos acima, a marca começou a cambalear ainda em novembro de 2024 e, na época, entrou em autogestão para evitar a falência:
- Na ocasião, ela já havia demitido funcionários, trocado seu CEO e reduzido investimentos em programas de corridas, como a MotoGP.
- Atualmente, as dívidas da KTM giram em torno de 2 bilhões de euros.
Uma nova chance
Com a aprovação do plano de reestruturação pelos credores, a KTM terá uma nova oportunidade para se recuperar.
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- O Grupo Pierer Mobility, controlador da marca, terá que levantar cerca de 800 milhões de euros para financiar a retomada das atividades.
- O Citigroup está à frente do processo, coordenando a reestruturação de forma organizada.
- De acordo com publicações austríacas, como o OE24 e o Salzburger Nachrichten, a KTM terá até maio de 2025 para pagar 30% de suas dívidas em dinheiro, o que equivale a aproximadamente 548 milhões de euros.
- Já os 70% restantes serão anulados com a aprovação do plano de recuperação. Além disso, a marca receberá 50 milhões de euros de seus acionistas para retomar a produção na fábrica de Mattighofen, com expectativa de operação plena em três meses.

Um futuro ainda incerto, porém esperançoso:
Grande parte dos investimentos virá da indiana Bajaj, uma das principais acionistas da KTM.
Há também a possibilidade de um investidor não identificado, com especulações apontando para a BMW como candidata.
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No entanto, não há confirmação oficial sobre o envolvimento da marca alemã.
Em comunicado, Gottfried Neumeister, CEO da Pierer Mobility AG, expressou otimismo:
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“Estou grato e feliz hoje. A KTM está de volta aos trilhos. Nossos funcionários fizeram de tudo nos últimos três meses para garantir que nossa corrida pudesse continuar. Encerramos um capítulo importante hoje. Mas um único capítulo nunca conta toda a história. Agora podemos continuar a grande história da KTM.”
Crise financeira e impacto global
A KTM, fundada em 1932, construiu uma trajetória impressionante, evoluindo de uma produção modesta de 6.000 unidades anuais nos anos 90 para uma capacidade de 1.000 motocicletas por dia.
A marca também é proprietária da GasGas, Husqvarna e, recentemente, adquiriu a italiana MV Agusta.
No entanto, a expansão acelerada e as aquisições podem ter contribuído para o acúmulo de dívidas, que hoje somam 3 bilhões de euros.

Toda essa crise impactou com força as operações globais da empresa. Isso porque a KTM chegou a suspender temporariamente a produção em janeiro e fevereiro de 2025.
Além disso, a equipe de MotoGP também foi afetada, com o desenvolvimento para 2025 paralisado.
Como é o cenário da KTM no Brasil?
Apesar dessa situação na Europa, a KTM está próxima de assumir diretamente suas operações no Brasil.
Segundo informações exclusivas do MOTOO, ela planeja uma transição no mercado brasileiro que inclui a instalação de uma fábrica em Manaus.
Apesar de o plano ainda não ter sido oficialmente anunciado e a marca não comentar publicamente, o processo está em andamento.
Um documento do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam) mostrava projeto de implantação com investimento de R$ 97 milhões previsto.
Em outubro de 2024, o projeto industrial foi apresentado para para o Conselho de Administração (CAS) da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Considerações finais
Em suma, a KTM, uma das marcas mais influentes do setor motociclístico, se encontra em momento de crise.
Com dívidas bilionárias e um plano de reestruturação ambicioso, a empresa busca evitar o colapso total.
Os próximos meses serão decisivos para definir se a marca conseguirá se reerguer e manter seu legado como uma das líderes globais em motocicletas de alta performance.
Enquanto isso, fãs e entusiastas ao redor do mundo torcem para que a KTM supere mais esse desafio e continue a escrever sua história de sucesso.
Mas, para mais informações sobre falências e casos semelhantes, acesse aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.