“Morreu hoje”: Bonner paralisa JN com comunicado de morte de famoso amado no Brasil

William Bonner paralisa Jornal Nacional, na Globo, com anúncio da morte de Evanildo Bechara
Nesta quinta-feira (22), o Jornal Nacional foi paralisado por William Bonner para um comunicado: morreu aos 97 anos o professor, gramático e filólogo Evanildo Bechara. Internado no Hospital Placi, em Botafogo, Bechara não resistiu e teve falência múltipla dos órgãos constatada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual ele era membro desde 2001, confirmou oficialmente a sua morte. O velório aconteceu nesta sexta-feira (23), e começou às 10h, na sede da ABL.

O sepultamento está marcado para às 16h, no Mausoléu da Academia, no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Hoje a Academia Brasileira de Letras perdeu um dos maiores estudiosos da língua portuguesa”, declarou William Bonner, no Jornal Nacional. Em seguida, o jornalista Pedro Brassan seguiu com uma reportagem sobre o professor.
“Um homem que amava as palavras, especialmente as palavras em português. Evanildo Bechara conhecia a nossa língua como poucos. Pernambucano fez carreira no Rio de Janeiro, onde foi professor titular em duas universidades públicas. Mas as obras do mestre ensinaram o Brasil inteiro”, disse o repórter da Globo, Pedro Bassan.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

“Ele foi presidente da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da ABL. Traduzindo, o homem que tomava conta das palavras, juntando todas as que existem numa obra grandiosa, o vocabulário ortográfico da língua portuguesa”, completou o jornalista no Jornal Nacional.
Quem foi Bechara?
Nos últimos anos, Bechara enfrentou problemas de visão, o que o afastou gradualmente de suas funções como presidente da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da ABL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O grupo, além de compilar novos vocábulos, também é responsável pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e pelo Dicionário da Língua Portuguesa (DLP), ambos disponíveis no site da instituição.
Professor emérito da UFF e da Uerj, além de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, Bechara deixou uma contribuição histórica para a educação brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em sua última entrevista à imprensa, publicada no Globo em dezembro de 2023, ele resumiu sua trajetória: “Em primeiro lugar, foi a sistematização. Porque havia muita informação separada, mas não havia um trabalho de conjunto. Minha preocupação foi estabelecer um relacionamento entre a pesquisa científica e os resultados dessa pesquisa na orientação dos livros didáticos.”
Conclusão
Por fim, a homenagem feita por William Bonner ao vivo, no maior telejornal da Globo, reforçou a importância de Bechara para a cultura e a educação no Brasil. Logo, seu legado seguirá como referência fundamental na gramática e na filologia nacional.
R$3,6B: Bonner confirma +1 extra a beneficiários do Bolsa Família
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Sandra Cotrim
Sandra Cotrim é jornalista com anos de trajetória no TV Foco, onde atua como uma das principais redatoras na cobertura de televisão, celebridades e atualidades há mais de quatro anos. Assim, com forte apuração jornalística e olhar analítico, dedica-se a informar o público com credibilidade, profundidade e atenção aos bastidores do mundo da TV.