“Morreu de tristeza”: A perda de atriz após ficar viúva de astro de Mulheres Apaixonadas

Uma talentosa atriz e produtora faleceu meses após perder o marido, o qual atuou em Mulheres apaixonadas; Relembre a trajetória do casal

31/08/2025 6h15

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Atriz morreu pouco tempo depois do seu marido, o qual atuava em Mulheres Apaixonadas, da Globo (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Globo/G1/Lennita)

Uma talentosa atriz e produtora faleceu meses após perder o marido, o qual atuou em Mulheres apaixonadas; Relembre a trajetória e veja o legado deixado pelo casal

A lembrança da novela Mulheres Apaixonadas, da Globo, permanece muito viva na memória do público brasileiro, ainda mais pela sua trama cheia de viradas e acendia debates essenciais, os quais até hoje são extremamente necessários, como alcoolismo, combate à violência contra mulher e até mesmo a luta contra os mais diversos preconceitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre tantos personagens marcantes da trama, temos Argemiro, pai da sonhadora e romântica Edwiges (Carolina Dieckmann), o qual foi vivido brilhantemente e com afeto por Umberto Magnani.

Ator Rafael Calomeni e Umberto Magnani (Foto: Reprodução/ Internet)
O ator Rafael Calomeni e Umberto Magnani em cena de Mulheres Apaixonadas (Foto: Reprodução/ Globo)

Infelizmente, ele faleceu poucos meses antes da esposa, e há quem diga que ela “morreu de tristeza” após ficar viúva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, com base em informações do portal Wiki e TV História, separamos abaixo mais sobre essa história triste e impactante, além do legado deixado por esse casal de atores.

Uma despedida marcada pela dor

Umberto Magnani faleceu em 27 de abril de 2016, aos 75 anos, após sofrer um acidente vascular encefálico enquanto participava das gravações da novela Velho Chico.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Inclusive, ele chegou a passar mal em meio às gravações de Velho Chico, foi socorrido e levado às pressas ao hospital, onde passou por cirurgia de emergência.

Thumbnail Video Youtube

Entretanto, dois dias depois, ele acabou não resistindo. Diante desse trágico fato, sua esposa, a também atriz Cecília Maciel, acabou não suportando sua ausência e morreu seis meses depois, em novembro do mesmo ano, vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme destacamos acima, amigos próximos acreditavam que Cecília morreu de tristeza, já que, segundo relatos, ela mergulhou em profunda melancolia após a morte de Umberto.

Cecilia Maciel/Foto do casamento da atriz com Umberto Magnani (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Arquivo Pessoal publicado no G1)
Cecilia Maciel/Foto do casamento da atriz com Umberto Magnani (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Arquivo Pessoal publicado no G1)

Papéis memoráveis

Em suma, Umberto brilhou na televisão brasileira por décadas. Formado na Escola de Arte Dramática de São Paulo, eleestreou na TV ainda na década de 1960.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, ele também participou de novelas como:

  • Por Amor (1997);
  • Laços de Família (1999);
  • Alma Gêmea (2005);
  • Páginas da Vida (2006), além de minisséries, peças de teatro e filmes.

Paralelamente à carreira artística, exerceu cargos importantes em organizações culturais, incluindo a direção da Fundação Nacional de Artes Cênicas e a Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cecília Maciel ingressou na Escola de Arte Dramática de São Paulo, a mesma que frequentou o marido, ainda nos anos 60.

Em seguida, logo após a sua formação, ela estreou na extinta TV Excelsior e atuou em Redenção e Dez Vidas. Posteriormente, na Globo, ela brilhou em A Grande Mentira e participou de teleteatros na TV Cultura.

No teatro, ela se destacou como atriz em espetáculos como Um Grito de Liberdade e em clássicos de Gorki e Schiller, além de produzir mais de 30 peças, entre elas:

  • O Santo Inquérito;
  • Lua de Cetim;
  • Escola de Mulheres;
  • O Preço;
  • A Última Carta.

Além disso, ela também produziu espetáculos nos quais atuaram o marido e o filho. Cecília também promoveu encontros de amizade e tradição familiar, sendo o centro dos jantares de Natal em sua casa e reunindo amigas para jogos e cafés.

Mesmo no luto, seus familiares lembram-se de sua alegria e vontade de celebrar a vida.

Qual foi o legado deixado por Umberto Magnani e Cecília Maciel?

Umberto Magnani deixou uma marca indelével na teledramaturgia e na cultura televisiva brasileira.

Seus personagens transmitiam humanidade, valores e sensibilidade, e a forma como viveu o papel de Argemiro continua presente na memória do público.

Mesmo após anos, fãs e colegas seguem prestando tributo à sua dedicação à arte.

Cecília Maciel deixou uma marca duradoura como atriz e produtora, abarcando televisão, teatro e teleteatro.

Ela contribuiu com inúmeras montagens e participou de obras memoráveis da dramaturgia brasileira.

Seu legado persiste na cultura e na memória de quem valoriza a dedicação artística e o talento.

Em sua trajetória, Cecília ficou eternizada, graças à sua paixão pelo ofício e ao amor à família, que podem coexistir, até nos momentos mais difíceis.

Mas, para saber mais sobre outras histórias de atores e atrizes que se foram, clique aqui*

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.