Trabalho abandonado e aneurisma cerebral: A morte de ator da Globo, aos 43 anos, antes do fim de novela

Foi exatamente o que ocorreu com a Globo em 2008, no meio da exibição de uma novela das seis, marcada por perda.

27/06/2025 23h22

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Ator esteve em diversas produções de sucesso (Foto: TV Globo)

Com a perda do artista, a direção da novela precisou adaptar o roteiro e, para concluir a participação do personagem, alguns dublês foram acionados

Algumas perdas na televisão brasileira ficaram marcadas, principalmente aquelas que aconteceram de forma repentina. Foi exatamente o que ocorreu com a Globo em 2008, no meio da exibição de uma novela das seis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um de seus atores mais queridos morreu antes de terminar as gravações. A tragédia não apenas interrompeu sua trajetória artística, como também obrigou a emissora a fazer ajustes de última hora no roteiro da trama.

Luiz Carlos Tourinho foi um desses talentos múltiplos que marcaram época. Ele começou nos palcos do Teatro Tablado e logo se destacou em novelas e programas de humor. A estreia na TV aconteceu ainda em 1985, na primeira versão de Ti-Ti-Ti, e de lá para cá ele nunca mais parou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre 2003 e 2007, ganhou ainda mais notoriedade com o seriado Sob Nova Direção, em que interpretava o divertido Franco. Durante esse período, o ator precisou se afastar das gravações após sofrer uma hemorragia cerebral.

Ele foi internado na UTI do Hospital das Clínicas de Niterói, no Rio de Janeiro, e passou dias em recuperação. Mesmo com o susto, conseguiu retornar ao trabalho e concluir o projeto humorístico. No ano seguinte, em 2008, entrou no elenco de Desejo Proibido, novela das seis, interpretando o personagem Nezinho.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Luiz Carlos Tourinho, Globo
Luiz Carlos Tourinho morreu aos 43 anos, em 2008, vítima de um aneurisma cerebral (Foto: Divulgação)

Afinal, o que aconteceu?

No dia 21 de janeiro daquele ano, Tourinho voltou à internação no mesmo hospital onde já havia recebido tratamento. Ele sofreu uma nova complicação e, poucas horas depois, morreu aos 43 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória causada por um aneurisma cerebral.

Como a novela ainda estava no ar, a direção precisou agir rapidamente para não interromper a história. O autor, Walther Negrão, optou por usar dublês para concluir as últimas cenas do personagem. A solução encontrada foi justificar a saída de Nezinho da cidade, dizendo que ele havia viajado para procurar a mãe. Uma despedida delicada, mas necessária, para preservar o carinho do público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luiz Carlos Tourinho, Globo
Ator Luiz Carlos Tourinho e o elenco de Sob Nova Direção, antiga série da programação (Foto: TV Globo)

Conclusão

  • Em resumo, Luiz Carlos Tourinho morreu em 2008, aos 43 anos;
  • Na época, ele estava no ar com a novela Desejo Proibido, que precisou se adaptar;
  • Por causa disso, a direção da Globo precisou mudar as filmagens, após a perda.

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre as celebridades!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.