Aids e câncer: A triste morte de estrela de Elas por Elas, da Globo, ao recusar tratamento e o Brasil em luto

A triste morte de estrela de Elas por Elas, da Globo, ao recusar tratamento
Atualmente a Globo exibe o remake de Elas por Elas no horário das 18h. A trama foi fenômeno da década de 80, obra original de Cassiano Gabus Mendes, onde está sendo adaptada por Thereza Falcão e Alessandro Marson.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, Cássio Gabus Mendes, filho do veterano autor que faleceu em 1993 está no elenco do folhetim. O personagem de Cássio é sócio do marido de Lara, uma das mocinhas que é interpretada por Deborah Secco.
SAIBA MAIS! Luto urgente: Ator aclamado no Brasil acaba de ter morte confirmada aos 65 anos após luta contra câncer
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A obra original está disponível no Globoplay e teve como protagonistas as atrizes Eva Wilma, Aracy Balabanian, Joana Fomm, Ester Góes, Sandra Bréa, Maria Helena Dias e Mila Moreira.
E exatamente da primeira versão de Elas por Elas que vamos falar, pois uma das estrelas da trama chocou o Brasil ao recusar tratamento e acabou falecendo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O Brasil perdeu o talento e a beleza de Sandra Bréa no dia 4 de maio de 2000. Em agosto de 1993, a atriz chocou o país ao anunciar publicamente que foi contaminada pelo HIV. Ela revelou que contraíra o vírus em uma transfusão de sangue realizada após um acidente automobilístico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Passou a lutar contra a discriminação e sempre diz. “Tenho Aids e muita saúde, graças a Deus”, anunciou em agosto de 1993, um ano após saber que estava com HIV. É importante ressaltar, que na época, havia pouco conhecimento sobre a doença, como, por exemplo, a diferença entre a doença e o vírus.

Sandra Bréa em Elas por Elas (Foto: Reprodução / Globo)
RECUSOU TRATAMENTO?
Sendo assim, o preconceito era ainda maior. Ao fazer o anúncio, a atriz tinha o objetivo ‘dar inicio a uma ampla campanha contra a discriminação’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sandra Bréa começou a carreira como modelo, aos 13 anos. Ela estreou como atriz em novelas e humorísticos na Globo no início da década de 1970, e alcançou o sucesso como a rebelde Telma de O Bem-Amado (1973), que a colocou entre as maiores estrelas da emissora.
Além de filmes, peças e outras produções na TV, fez o programa Sandra & Miele (1976), com apresentações musicais que misturavam canto, dança e humor. Tempos depois de descobrir o HIV, a atriz também descobriu um câncer no pulmão, mas se recusou a fazer o tratamento com quimioterapia. Ela morreu aos 48 anos de idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estrela de Elas por Elas recusou tratamento (Foto: Reprodução / Globo)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br