Banquete de nojeira: Flagra de moscas vivas na carne e leite podre em supermercado aciona a Vigilância em SC

Carnes com moscas e leite podre: Vigilância Sanitária expõe banquete de nojeira na região de SC, e situação deixou milhares em choque
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Vigilância é acionada após presença de moscas vivas em carne e leite podre (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Canva)

Carnes com moscas e leite podre: Vigilância Sanitária expõe banquete de nojeira na região de Santa Catarina, SC, e situação deixou milhares de consumidores em choque

Ainda em março de 2025, a Vigilância Sanitária foi acionada diante de um verdadeiro banquete de nojeira no Oeste de Santa Catarina, SC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque uma operação conjunta revelou flagrantes revoltantes em supermercados, açougues e até mesmo restaurantes de Seara e Xavantina.

Estabelecimentos foram autuados após banquete de nojeira (Foto Reprodução/Montagem/ClickRDC)

O que incluía desde carnes com moscas vivas dentro da embalagem a leite podre entre alimentos vencidos há mais de um ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa ação escancarou não apenas uma cadeia de desrespeito sanitário, como colocou em alerta o sistema de fiscalização.

Sendo assim, a partir de informações divulgadas pelo portal ClicRDC, a equipe especializada em economia do TV Foco traz tudo o que você precisa saber sobre a operação e as medidas tomadas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Força tarefa:

Entre os dias 24 e 26 de março, os fiscais vistoriaram 17 estabelecimentos nos dois municípios.

A força-tarefa, integrada por órgãos de saúde pública estadual e municipal, partiu com um objetivo claro: proteger a saúde da população e garantir a segurança alimentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, conforme mencionamos acima, o que encontraram, no entanto, foi uma sucessão de infrações graves que colocam consumidores em risco direto.

Entre os principais absurdos flagrados estavam:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carne mal armazenada e podres (Foto Reprodução/RDC)

Que medidas a Vigilância Sanitária adotou?

A Vigilância lavrou autuações administrativas e deu prazo para correção imediata das falhas.

Autoridades poderiam interditar os locais que não se adequarem, além de responsabilizar seus proprietários criminal e civilmente por danos aos consumidores.

Inclusive, a responsabilização poderia envolver processos por danos morais e acusações baseadas em crimes contra a saúde pública.

Ovos expostos ao sol (Foto Reprodução/RDC)

Em nota, as autoridades alertaram:

“Estamos falando de alimentos vencidos há longos meses, vendidos em condições inadequadas. A confiança do consumidor precisa ser respeitada.”

Visto que os estabelecimentos autuados não foram identificados, não foi possível encontrar manifestações tampouco a situação atual dos mesmos.

Qual é a importância do Programa de Avaliação de Produtos de Origem Animal (POA)?

A operação integra o Programa de Avaliação de Produtos de Origem Animal (POA), criado em 1999.

Graças a esse programa, o estado já retirou mais de 1.700 toneladas de alimentos impróprios de circulação. Só em 2025, dezenas de ações exigiram e seguiram o mesmo rigor.

Portanto, a fiscalização seguirá contínua e severa com o foco de impedir que alimentos em condições precárias cheguem à mesa dos catarinenses.

Conclusão:

A operação em Seara e Xavantina revelou um cenário alarmante de negligência sanitária que não pode se repetir.

Inclusive, a resposta das autoridades mostra que há ferramentas legais e operacionais para agir com firmeza.

Por fim, é bom ter ciência de que a saúde pública exige vigilância constante e punição exemplar. Afinal de contas, o consumidor merece respeito, segurança e alimentos livres de riscos. Mas, para saber mais sobre outros casos e até decretos da ANVISA/Vigilância Sanitária, clique aqui. *

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile