O motorista pode ver a minha avaliação negativa? Comunicado da Uber revela verdade a passageiros

Veja o comunicado da Uber que revela se o motorista consegue ver sua avaliação negativa; Entenda como o sistema funciona e como avaliar
4 min de leitura
Saiba se os motoristas conseguem saber quem deu avaliação baixa pelo App (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Canva/GMN/Uber)

Saiba se os motoristas conseguem saber quem deu avaliação baixa pelo App (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Canva/GMN/Uber)

Veja o comunicado da Uber que revela se o motorista consegue ver sua avaliação negativa; Entenda como o sistema funciona e como avaliar

Você já se perguntou se o motorista da Uber vê sua avaliação negativa ou descobre que você deu uma nota baixa na corrida? Pois é, por mais simples que pareça, esse é um receio comum, o qual traz a preocupação de que um feedback negativo resulte em represália.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal de contas, querendo ou não, o motorista sabe onde você mora ou frequenta e esse tipo de situação poderia gerar uma situação desconcertante.

Mas a Uber conhece essa ansiedade e, por meio de um comunicado oficial, a plataforma traz uma verdade definitiva, a qual garante sua segurança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante dessas questões e com base nesse comunicado, trazemos abaixo:

O que a Uber diz?

A Uber afirma que não, o motorista não consegue ver qual passageiro específico deu uma nota baixa (1 a 4 estrelas) ou associar um comentário negativo à sua identidade.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sistema de avaliação foi desenhado justamente para proteger a privacidade do usuário e incentivar a honestidade no feedback.

O objetivo consiste em focar a crítica no desempenho do serviço e não na relação pessoal entre o condutor e o passageiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então pode ficar tranquilo que sua nota individual é absorvida por um sistema que impede a identificação direta, eliminando o risco de represálias futuras.

Mas como o motorista analisa as suas notas?

Embora o motorista não acesse o histórico de notas de cada corrida individualmente, o que ele já é o suficiente para a melhoria pessoal, mesmo que por meio de uma visão agregada e anônima:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, o sistema agrupa os comentários por tema e não mostra o nome do passageiro.

O que acontece com o feedback negativo?

Quando você decide dar menos de 5 estrelas, o sistema de segurança da Uber entra em ação para manter seu anonimato:

Esse processo garante que o motorista entenda a área que precisa melhorar sem saber a identidade do passageiro que relatou o problema.

Qual é o objetivo das avaliações?

A Uber projeta o sistema de avaliação com foco na qualidade do serviço e na segurança, e não como uma ferramenta de punição individual.

Como avaliar um motorista da Uber corretamente?

Conforme mencionamos, você tem o poder de moldar a qualidade da sua experiência na Uber; diante disso, use este guia para avaliar de forma eficaz e a mais limpa possível:

Mas, para saber mais sobre as avaliações da Uber e outros assuntos, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile