Motorista da Uber com nota 4.95: Por que você deve se preocupar?

Comunicado chega aos motoristas que possuem nota 4.95 na Uber e clientes também precisam saber
É muito comum entrar em um carro da Uber e ouvir ao final da corrida, os motoristas pedindo uma avaliação nível 5. Afinal, qual o motivo disso? Eles recebem mais dinheiro pela avaliação máxima?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A grande realidade é que, o aplicativo possui suas diretrizes e, uma baixa reputação pode indicar o fim da linha aos condutores. Inicialmente, vale dizer que, entre as modalidades que a plataforma oferece, a Uber Black é a premium, onde são oferecidos acesso aos sedãs de grande porte e bancos de couro, projetada para oferecer uma experiência de luxo.
Já o UberX, usa carros compactos para uso mais diário e econômico. Todavia, mesmo o Black prometendo conforto extra, alguns passageiros relatam experiências abaixo do esperado. Para a categoria Black, é exigido nota média mínima de 4,85 para seguir como motorista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, um motorista Black com nota 4,95 já se encontra muito próximo do limite mínimo oficial, ou seja, é um verdadeiro alerta vermelho para o passageiro.
Quais os critérios de avaliação da Uber?
Em suma, conforme as diretrizes oficiais, a avaliação de cada corrida deve refletir a qualidade do serviço prestado. A Uber pede tratamento com respeito e educação para manter a nota sempre alta.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Média de 500 viagens: A nota do motorista é a média das 500 últimas corridas;
- Escala de 1 a 5 estrelas: 5 estrelas significa que “não houve problemas” na viagem, enquanto 1 estrela quer dizer “problema sério”;
- Avaliações fora de controle: Se o passageiro der nota baixa por motivo alheio ao motorista, a avaliação não entra no cálculo da média;
- Usuários crônicos de baixa nota: Passageiros que costumam dar sempre 1 ou 2 estrelas em muitas viagens têm suas avaliações descartadas;
- Recomendações gerais: Para manter boa nota média, motoristas e passageiros devem agir com cortesia e responsabilidade.
É importante mencionar também que, a Uber não divulga estatísticas exatas a respeito das porcentagens de cada motivo, mas já listou oficialmente as ocorrências mais frequentes que ocasionam notas baixas, sendo elas:
- Deixar lixo no veículo;
- Não usar cinto de segurança;
- Demorar para entrar no carro;
- Falta de cortesia ou respeito;
- Bater portas com força.
Atenção na avaliação 4,95
De modo geral, as notas dadas após uma corrida são definitivas. As diretrizes da Uber alegam não ser possível remover ou modificar diretamente uma avaliação recebida. Em outras palavras, o motorista não pode pedir ao suporte que delete uma estrela baixa recebida de um passageiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, isso faz parte do compromisso de transparência e imparcialidade do sistema. Assim, quando for solicitar uma viagem, principalmente, da categoria Uber Black, é prudente conferir a nota do motorista.
Uma avaliação 4,95 nessa categoria sinaliza que a quantidade de corridas insatisfatórias é considerável, já que, para chegar nessa pontuação baixa, é preciso ter passado por v[árias constatações por parte da plataforma e reclamações frequentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os principais motivos, podemos citar: comportamento grosseiro, preconceito/assédio, agressões físicas e verbais, recusa em ligar o ar condicionado e deixar em ponto errado e não querer corrigir o erro.
Afinal, como ser um motorista de Uber?
Em suma, para ser motorista da Uber, é necessário se cadastrar no site ou app da Uber Driver, enviar documentos como CNH com EAR e CRLV, e ter um veículo que atenda aos requisitos da plataforma. Depois de preencher os dados e ter a documentação aprovada, é necessário a vistoria do veículo para então começar a dirigir e realizar as viagens.
Por fim, veja mais notícias sobre a UBER aqui.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br