Motoristas 60+ estão preocupados em não conseguir renovar a CNH após novas regras

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

03/11/2024 20h48

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Novas regras: Motoristas 60+ temem não conseguir renovar a CNH (Foto: Reprodução/ Internet)

Novas regras estão preocupando os motoristas idosos acima dos 60 anos. Isso porque o grupo teme em não conseguir renovar a CNH após as determinações

O Projeto de Lei 4111/23, em tramitação na Câmara dos Deputados, tem gerado preocupação entre os idosos, que temem não conseguir renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O PL trata-se de novas regras que planejam mudar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tornar a avaliação psicológica obrigatória em cada renovação da CNH.

Isso porque, conforme apurado pelo TV FOCO, a partir de informações do portal ‘FDR’, atualmente, os testes psicológicos são necessários apenas no processo inicial para obtenção da habilitação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destacando que, a nova regra, que ainda precisa de aprovação visa garantir maior segurança nas vias, ao avaliar a capacidade psicomotora e cognitiva dos condutores.

Por esse motivo, muitos motoristas, especificamente os com idade superior aos 60 anos, temem que os novos critérios sejam muito rigorosos, dessa forma, dificultando a renovação da CNH.

Motoristas 60+ preocupados com a renovação da CNH

Com o avanço da idade, é natural que ocorram alterações nas capacidades cognitivas, o que pode gerar insegurança nos idosos em relação à aprovação no exame psicológico.

Destacando que, esses testes, podem envolver o uso de computadores e outras tecnologias, o que pode ser um desafio para quem não tem costume com essas ferramentas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que muda?

O novo exame inclui:

  • Avaliação médica mais rigorosa
  • Teste de capacidade visual e auditiva
  • Avaliação cognitiva e de coordenação motora

Benefícios

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • A medida visa garantir a segurança nas estradas;
  • A avaliação mais rigorosa ajudará a identificar problemas de saúde que podem afetar a capacidade de dirigir.

Considerações finais

Resumindo, o PL está causando preocupação entre os idosos, pois pode dificultar a renovação da CNH. Isso porque ela crava a obrigatoriedade da avaliação psicológica em casa renovação.

Os motoristas acima de 60 anos temem que os novos critérios sejam muito rigorosos, especialmente porque os testes podem envolver tecnologias desconhecidas para eles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, o maior intuito dessas regras é garantir a segurança viária, protegendo a todos de possíveis acidentes devido os reflexos reduzidos, ou a falta de coordenação motora.

O que acontece se andar com a CNH vencida?

Muitas pessoas arriscam andar com a CNH vencida, pois só são pegos caso caiam em um bloqueio policial. Porém, essa situação, se trata de uma infração gravíssima.

A multa é de R$293,47 e 7 pontos na carteira. Caso não renove e seja pego novamente, pode até mesmo perder o direito de dirigir e ter que refazer o exame, para recuperar a carteira.

Veja também mais uma matéria envolvendo alterações na CNH CLICANDO AQUI.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.