Motoristas choram no banho: 5 Carros amados da Fiat, Renault e + dão adeus em 2025

Conheça a lista de carros amados, incluindo da Fiat e Renault, que estão em ritmo de despedida em 2025 para a tristeza de milhares de motoristas
E motoristas já choram no banho e se preparam para dar adeus à uma lista de veículos que marcaram a indústria automotiva brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Jeep, Renault, Fiat e outras montadoras, anunciaram o adeus de seus modelos mais emblemáticos, cujos quais sairão de linha em 2025.
Sendo assim, a partir de informações divulgadas pela Click & Petróleo, a equipe especializada em mercado, separou 5 desses veículos e os motivos por traz dessa adeus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1- Jeep Compass:
O SUV médio mais vendido do Brasil está com os dias contados. Conhecido por seu design moderno e interior refinado, o Compass será descontinuado no primeiro trimestre de 2025.
- Motorização atual: 2.0 turbodiesel, com 170 cavalos e tração integral.
- Motivo da saída: A Stellantis, dona da Jeep, aposta em sistemas híbridos para substituir o modelo, trazendo tecnologia avançada para sua linha.

2- Renault Stepway:
O compacto francês, que atualmente é o modelo de entrada da Renault no Brasil, também deixará as concessionárias.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Motivo da saída: O lançamento do SUV Kardian como nova opção de entrada da marca.
- Impacto: Fim de uma opção acessível no portfólio da Renault, o que pode afastar alguns consumidores da marca.

3- Fiat Toro:
A pioneira no segmento de picapes intermediárias dá adeus em 2025.
- Destaques: Visual robusto com iluminação full LED e motorização 2.0 turbodiesel.
- Motivo da saída: Substituição pelo novo motor 2.2 turbodiesel, já presente na RAM Rampage, e provável reformulação da linha Fiat.

4- Toyota Yaris:
O compacto japonês lançado em 2019 nunca alcançou grandes volumes de vendas, mas cativou um público fiel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Motivo da saída: Enfoque da Toyota em modelos maiores e eletrificados, deixando os compactos tradicionais de lado.

5- Mitsubishi L200 Triton:
A icônica picape média, em circulação desde 2016, também se despede.
- Motivo da saída: Peso da idade, apesar de um facelift em 2020.
- Impacto: O adeus de um modelo que ainda é referência em robustez e estilo no segmento.

Por que os carros saem de linha?
Os carros podem sair de linha por diversos motivos, como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Queda nas vendas: Quando a montadora percebe que o modelo está perdendo força no mercado, ela pode tirar o carro da produção.
- Chegada de uma nova versão: A montadora pode retirar um modelo de linha para dar espaço a uma nova versão mais moderna, rentável ou alinhada com o público-alvo.
- Legislação: A legislação de segurança e emissões pode tornar inviável a produção de alguns carros.
Além disso, a vida útil de um veículo é em média de 6 anos, mas isso não é uma regra. No Brasil, alguns modelos duraram menos e outros muito mais.
Geralmente, quando um carro sai de linha, os equipamentos que o compõem também se tornam raros, assim como a produção dos seus componentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais:
Em suma, diversos modelos de carros icônicos, como Jeep Compass, Renault Stepway e Fiat Toro, estão com os dias contados no Brasil.
A decisão das montadoras de descontinuar esses veículos é impulsionada por fatores como a busca por tecnologias mais avançadas, como a eletrificação, e a necessidade de adaptar a produção às novas demandas do mercado.
Além disso, a saída desses modelos marca o fim de uma era e gera incertezas sobre o futuro da indústria automotiva nacional.
Mas, para saber sobre mais informações sobre as principais montadoras do país, clique aqui*
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.