CNH em perigo hoje (05/9): Motoristas que levam bagagem no banco de trás recebem multa pesada

Motoristas em alerta com atitude comum e que pode colocar em risco a CNH de milhares em 2025
Existem carros não possuem um espaço satisfatório no porta-malas e sofrem alguns transtornos. Ademais, em viagens longas e com mais passageiros a bordo, é preciso organizar bem o espaço no bagageiro e, em alguns casos, os passageiros precisam dividir espaço com as bagagens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, a pergunta que não quer calar é: afinal, é permitido transportar bagagens no compartimento de passageiros?
CNH em perigo
Em suma, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há regras específicas a respeito do transporte de cargas em veículos destinados a passageiros. Ademais, as normas estão detalhadas no Artigo 248 e na ficha de enquadramento 721-80.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O CTB considera infração transportar em veículo de passageiros uma carga superior ao previsto no art. 109. Em outras palavras, a lei proíbe usar o compartimento de passageiros como espaço de carga, sendo obrigatório transportar bagagens no porta-malas.
Todavia, a própria legislação prevê exceções, como objetos de uso pessoal, bagagens de mão ou mercadorias de pequenas dimensões.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Afinal, o que pode ser levado no banco traseiro?
Ademais, Eduardo Alves, instrutor de trânsito do Detran-PE, enfatiza que não caracteriza infração o transporte de objetos de uso pessoal ou volumes pequenos, desde que eles não atrapalhem a condução e segurança do veículo.
Entre os itens, podemos destacar: mochilas, bolsas, pastas e sacolas; malas pequenas e valises; embrulhos e pequenos volumes de mão; equipamentos de auxílio à locomoção, como cadeiras de rodas, muletas, bengalas e próteses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo, os motoristas que transportam bagagem de forma irregular no banco de trás, precisam estar cientes de que estão sujeitos a multa de R$ 195,23, além de receberem 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), colocando o documento em perigo.
A autoridade pode reter o veículo até que o condutor regularize a situação, e a lei classifica a infração como grave. Em 2025, a Polícia Rodoviária Federal autuou 320 veículos em todo o país por essa prática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, veja mais notícias sobre a CNH CLICANDO AQUI.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br