Motoristas da Uber com carteira de trabalho? Decisão final segue para Alexandre de Moraes e STF

Os motoristas da Uber terão a carteira de trabalho assinada? A decisão do STF a respeito do assunto sairá nos próximos dias

09/11/2025 19h26

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Uber e motoristas - Foto: Reprodução/ Montagem

Os motoristas da Uber terão a carteira de trabalho assinada? A decisão do STF a respeito do assunto sairá nos próximos dias

A Uber chegou no Brasil em 2014 e se firmou como uma das principais empresas de transporte por aplicativo ganhando a preferência de milhões de clientes. Entretanto, em meio ao sucesso, a companhia atravessa um verdadeiro conflito relacionado a vínculo empregatício dos motoristas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque uma parte da categoria defende a assinatura da carteira de trabalho dos motoristas. Mas, esse tema polêmico já tem data para entrar em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo informações do Metrópoles, o julgamento deve acontecer em 3 de dezembro.

A ação não envolve somente a Uber, mas os entregadores e motoristas de aplicativos e as plataformas digitais. Os ministros do STF irão analisar um recurso onde a Uber questiona decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que reconheceu o vínculo de emprego de uma motorista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que a Uber, por sua vez, sustenta que é uma empresa de tecnologia, e não do ramo de transportes, e que o reconhecimento de vínculo trabalhista altera a finalidade do negócio da plataforma, violando o princípio constitucional da livre iniciativa de atividade econômica.

No meio de toda essa discussão, a Procuradoria-Geral da República (PGR) acabou se posicionando de forma favorável a Uber. Isso porque a PGR surpreendeu ao apresentar um parecer contra o vínculo empregatício entre motoristas de aplicativo e plataformas como a Uber.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Para Paulo Gonet, o reconhecimento representa “ofensa ao princípio constitucional da livre iniciativa e dissonância com a inteligência do Supremo Tribunal Federal no que tange à constitucionalidade de se situar à margem da CLT a prestação de serviço intermediada por plataformas digitais”.

Aliás, a PGR conclui pela “constitucionalidade de modelos diversos de prestação de serviços no mercado de trabalho, entre os quais se insere a intermediação de serviços por plataformas digitais”. O processo deve firmar um entendimento a ser seguido em todas as instâncias da Justiça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como começar a trabalhar na Uber?

Em resumo, para se tornar motorista da Uber, basta possuir Carteira de Habilitação Nacional (CNH) categoria B com a observação de que exerce atividade remunerada (EAR).

Além disso, possuir o registro do veículo que será usado, ter um celular e seguro no carro. Também precisa apresentar atestado de antecedentes e enviar uma foto de boa resolução.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com tudo isso em mãos, basta:

  • Acessar o site da Uber ou o aplicativo
  • Preencher o formulário de cadastro
  • Enviar uma foto da CNH
  • Enviar o CRLV
  • Aguardar a aprovação da conta

Aliás, vale destacar que, os requisitos para o veículo podem variar de acordo com a cidade. Por exemplo, o ano mínimo de fabricação pode ser diferente de acordo com a cidade.

Por fim, confira mais notícias sobre curiosidades clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.