Atenção motoristas: Nova lei em Salvador, Bahia, chega em 2025 para a Uber e 99 com exigência extrema

Uma nova lei em Salvador chegou com tudo para trazer uma exigência extrema para quem usa Uber e 99. Mas, a medida tem importante explicação

12/03/2025 12h19

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Motorista de aplicativo, logo Uber e 99 (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Uma nova lei em Salvador chegou com tudo para trazer uma exigência extrema para quem usa Uber e 99. Mas, a medida tem importante explicação

O transporte por aplicativo cresceu muito nos últimos anos e ajudou a consagrar no mercado brasileiro grandes marcas como a Uber e 99. Todos os dias, milhões de pessoas utilizam esses aplicativos para se deslocar de um ponto ao outro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A maioria busca esse tipo de serviço para ter mais comodidade e fugir de todos os contratempos de um transporte público compartilhado por dezenas, ou até mesmo, centenas de pessoas. Isso tudo pode ajudar a explicar o crescimento da Uber e 99.

Uber e 99 (Foto: Divulgação)
Uber e 99 (Foto: Divulgação)

Apesar de todo o sucesso, tantos os motoristas, quanto os usuários querem se sentir seguros ao andar nesse tipo de aplicativo. A Uber e 99, por exemplo, fazem uma série de exigências aos usuários e os motoristas para possibilitar essa segurança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, para melhorar ainda mais essa questão, vereadores da Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovaram em 2023, segundo o portal B News, o Projeto de Lei (PL) 15/2023, estabelecendo uma nova medida de segurança para os motoristas.

O projeto de lei, que ainda aguarda a sanção, quer chamar atenção para a ausência de rigor no cadastro dos usuários em plataformas como Uber e 99. Na visão dos vereadores, isso acaba colocando em risco os motoristas durante as corridas.

Uber e 99 podem ser beneficiados por essa lei (Foto: Divulgação)
Uber e 99 podem ser beneficiados por essa lei (Foto: Divulgação)

Diante disso, para reduzir os índices de fraude, o projeto de lei dispõe sobre a obrigatoriedade de cadastro de foto e documento dos usuários dos serviços de transporte remunerado privado individual para resguardo da segurança dos motoristas.

Considerações finais

Um projeto de lei de Salvador visa manter ainda mais a segurança no transporte por aplicativo de empresas como a Uber e a 99. A ideia é exigir a obrigatoriedade de cadastro de foto e documento dos usuários dos serviços e tudo pela segurança dos motoristas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aplicativo Uber e 99 (Fotos: Reproduções / Inernet)
Aplicativo Uber e 99 (Fotos: Reproduções / Inernet)

Como começar a trabalhar na Uber?

Em resumo, para se tornar motorista da Uber, basta possuir Carteira de Habilitação Nacional (CNH) categoria B com a observação de que exerce atividade remunerada (EAR).

Além disso, possuir o registro do veículo que será usado, ter um celular e seguro no carro. Também precisa apresentar atestado de antecedentes e enviar uma foto de boa resolução.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com tudo isso em mãos, basta:

  • Acessar o site da Uber ou o aplicativo
  • Preencher o formulário de cadastro
  • Enviar uma foto da CNH
  • Enviar o CRLV
  • Aguardar a aprovação da conta

Aliás, vale destacar que, os requisitos para o veículo podem variar de acordo com a cidade. Por exemplo, o ano mínimo de fabricação pode ser diferente de acordo com a cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, confira mais matérias sobre a Uber clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.