Banco central convoca brasileiros que utilizam o PIX pelo celular; mudança oficial agora

Tudo sobre as mudanças confirmadas no PIX, diretamente do Banco Central e vocês precisam entender o que vem por aí
O Banco Central se trata de um dos principais órgãos do Brasil e tem como principal finalidade, em suma, garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, como todos sabem, um dos serviços lançados pelo Banco Central, foi o famoso PIX. O Pix
é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro.
Como todos sabem, o Pix pode ser realizado a partir de uma conta-corrente, conta de poupança ou conta de pagamento pré-pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabendo de tudo isso, o Banco Central convocou os brasileiros que utilizam o PIX pelo celular, com uma mudança oficial agora e vocês saberão todos os detalhes nesta terça-feira (17). As informações são do Portal FDR.
Conforme a fonte, em julho, o BC divulgou seus planos para alterar algumas das regras do PIX. As mudanças terão início a partir de 1º de novembro de 2024, e aqueles que usam desse mecanismo de pagamento devem estar atentos as orientações.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
É importante destacar que as mudanças vêm com o intuito de diminuir os golpes e fraudes que usam o PIX. O mesmo motivo que leva esse método de pagamento a ser o mais útil da nova geração, também o que torna essa função uma das mais perigosas.
O fato é que a rapidez do pix pode acabar se tornando um perigo no momento da aplicação de fraudes e golpes. A chance de conseguir o seu dinheiro de volta, caso tenha caído no golpe, são mais difíceis. Pensando nisso, o BC decidiu tomar algumas providências para tornar o processo de pagamento mais seguro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central do Brasil (Foto: Reprodução / Internet)

Banco Central do Brasil (Foto: Reprodução / Internet)

Banco Central do Brasil (Foto: Reprodução / Internet)
Sendo assim, em suma, as mudanças dizem respeito aos pagamentos que são feitos por aparelhos que não estão cadastrados no banco. Vale para smartphone (celular) e computadores. Quando a conta for acessada por um aparelho diferente, o banco vai limitar o total que pode ser transferido da conta do cliente.
Ou seja, em suma, o objetivo é que caso a transferência não esteja sendo feita pelo próprio consumidor, a instituição consiga limitar o PIX e evitar danos maiores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida vai valer para aparelhos que nunca tenham sido usados para iniciar uma transação Pix. Neste caso, o BC recomenda que o cliente cadastre esse novo aparelho no banco, por exemplo, se houver a troca de celular.
Mudanças para o cliente:
- Limite de R$ 200 para a transferência de aparelhos novos sem cadastro com o banco;
- Valor total diário não pode exceder R$ 1.000.
Mudanças para o banco:
- adotar solução de gerenciamento de risco de fraude que contemple informações de segurança armazenadas no Banco Central e que seja capaz de identificar transações Pix atípicas ou não compatíveis com o perfil do cliente;
- disponibilizar – em canal eletrônico de acesso amplo aos clientes – informações sobre os cuidados que os clientes devem ter para evitar fraudes;
- pelo menos uma vez a cada seis meses, os bancos devem verificar se seus clientes possuem marcações de fraude na base de dados do Banco Central.
É possível cancelar um pagamento feito por PIX?
Até o momento, após a sua confirmação, não pode ser cancelado visto que a liquidação do Pix é em tempo real . Quem enviar o dinheiro poderá alterar o valor do pagamento ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br