R$ 5 bilhões e trabalhadores em alerta: Mudança DECISIVA no pagamento do FGTS tem confirmação nesta quarta

Mudança decisiva no pagamento do FGTS tem confirmação para deixar os trabalhadores em alerta
Um julgamento que está acontecendo hoje pode afetar diretamente a vida de milhares de trabalhadores que recebem o FGTS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Supremo Tribunal Federal retoma hoje o julgamento que pode rever a forma como é feita a correção monetária dos valores do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O rendimento para o trabalhador pode ser maior, mas o impacto para os cofres públicos pode ser bilionário, segundo informações do UOL.
Nós vamos contextualizar para vocês, primeiramente o que está envolvido neste julgamento do FGTS que o STF está realizando.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo se preocupa com o impacto financeiro que a decisão pode trazer aos cofres públicos. Essa reunião já foi adiada uma vez após reunião com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O julgamento avalia se o índice de correção do FGTS deve ser alterado. Luís Roberto Barroso é o relator e votou pela mudança do índice de correção do FGTS. O ministro disse, em seu voto, que FGTS precisa render, pelo menos, o mesmo que a poupança. André Mendonça votou com o relator.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

FGTS é um direito de todo trabalhador CLT ( Foto Reprodução Internet)

FGTS Aniversário é uma das modalidades disponibilizadas hoje (Foto Reprodução Internet)

Atualmente os saques do FGTS podem ser solicitados pelo aplicativo oficial (Foto: Reprodução/Olhar Digital)
ISSO É PREJUDICIAL AOS TRABALHADORES?
Hoje todo dinheiro do fundo é corrigido pela TR (taxa referencial), que é próxima de zero, mais 3% ao ano. O rendimento é mais baixo do que a poupança, que rende 6,18% ao ano e é considerada um dos investimentos com menor rentabilidade do mercado.
O pedido é que o rendimento do FGTS mude. O relator, ministro Luís Roberto Barroso, diz que a remuneração das contas do FGTS não pode ser inferior à da caderneta de poupança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em tese seria favorável aos trabalhadores que o FGTS rendesse mais que a poupança, ou no mínimo o mesmo, já que o valor é um auxílio no futuro.
Porém, de acordo com o jornal O Dia, o julgamento desperta a atenção pelas consequências da eventual mudança no cálculo da remuneração do fundo. Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), eventual decisão favorável à correção poderá provocar aumento de juros nos empréstimos para financiamento da casa própria e aporte da União de cerca de R$ 5 bilhões para o fundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br