Brava, Joaquina e mais: Mudança em lei para trazer proibição em praias tem novo veredito em Florianópolis, SC

Mudança na lei recebe novo veredito em Florianópolis e impacta diretamente com proibição chegando nas praias

17/04/2025 19h45

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Lei - Proibição em praias de Florianópolis (Foto: Reprodução)

Mudança na lei recebe novo veredito em Florianópolis e impacta diretamente com proibição chegando nas praias

A Câmara de Florianópolis avalia uma medida que pode mudar a paisagem das praias da capital catarinense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida quer alterar a legislação vigente e retoma o debate sobre lazer e a necessidade de preservar o sossego público para moradores e turistas.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações do portal ND+, detalha agora Projeto de Lei Complementar para proibir caixas de som nas praias de Florianópolis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Proibição nas praias

A Câmara Municipal de Florianópolis analisa um Projeto de Lei Complementar (PLC) que visa proibir o uso de caixas de som, alto-falantes. Além disso, quaisquer equipamentos geradores de ruído nas praias e áreas adjacentes da capital catarinense.

Caixa de som na praia (Foto: Reprodução)
Caixa de som na praia (Foto: Reprodução)

Porém, a proposta, apresentada pelo vereador Ricardo Pastrana (PSD), busca preservar o ambiente natural e garantir o bem-estar coletivo dos frequentadores desses espaços públicos. ​

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Projeto de lei

De acordo com o texto do projeto, a utilização desses dispositivos sonoros, independentemente do volume emitido, será considerada infração sujeita à apreensão do equipamento e aplicação de multa.

Contudo, o valor da penalidade pode chegar a até três salários mínimos, equivalentes a R$ 3.577,20, conforme previsto no Código de Posturas do município. ​

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O vereador Pastrana argumenta que a medida é necessária para combater a poluição sonora que afeta a tranquilidade dos cidadãos e pode causar conflitos entre os usuários das praias.

Além disso, ele destaca que o excesso de ruído pode impactar negativamente a fauna e a flora locais, especialmente em áreas de preservação ambiental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lei quer proibir caixa de som na praia (Foto: Reprodução)
Lei quer proibir caixa de som na praia (Foto: Reprodução)

Outras tentativas

A proposta atual retoma uma iniciativa semelhante apresentada anteriormente pela ex-vereadora Maryanne Mattos (PL). Porém, foi arquivada após parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Além disso, na ocasião, a CCJ considerou o projeto inconstitucional e com critérios pouco claros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, caso o novo projeto seja aprovado, a fiscalização ficará a cargo da Prefeitura de Florianópolis, que deverá implementar medidas para garantir o cumprimento da lei.

Além disso, entre as ações previstas estão a instalação de placas informativas nas praias e a realização de campanhas de conscientização para orientar a população sobre a proibição do uso de equipamentos sonoros nesses locais.

Pontos principais do Projeto de Lei Complementar:

  • Proibição do uso de caixas de som, alto-falantes e equipamentos similares nas praias e logradouros públicos adjacentes;
  • Aplicação de multa de até R$ 3.577,20 para os infratores;
  • Apreensão dos equipamentos utilizados em desacordo com a lei;
  • Responsabilidade da Prefeitura na fiscalização e comunicação da nova norma.​

Qual é a praia mais famosa de Florianópolis?

A praia mais famosa de Florianópolis é Jurerê Internacional. Localizada no norte da ilha. Essa praia se destaca por sua infraestrutura sofisticada, areia clara e mar de águas calmas, atraindo tanto turistas brasileiros quanto estrangeiros.

Praia Jurerê Internacional (Foto: Reprodução)
Praia Jurerê Internacional (Foto: Reprodução)

Além disso, Jurerê Internacional é conhecida por suas mansões, beach clubs e eventos de alto padrão, sendo considerada uma das áreas mais nobres da cidade.

CONCLUSÃO 

Por fim, a discussão sobre a proibição de caixas de som nas praias de Florianópolis reflete a busca por um equilíbrio entre o direito ao lazer e a necessidade de preservar o sossego público e o meio ambiente.

Contudo, a aprovação do projeto dependerá do debate entre os vereadores e da mobilização da sociedade em torno do tema.

Veja também matéria especial sobre: Apple, Samsung e+: Lei em vigor com proibição de celulares em Goiânia, GO, acerta em cheio lista de CPFs.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.