Mudança na idade mínima e +2: Nova lei da aposentadoria do INSS entra em vigor e crava 3 alertas hoje (12)

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

12/01/2025 12h15

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS e aposentadoria - Foto: Reprodução Internet

Os trabalhadores que querem a tão sonhada aposentadoria precisam se atentar as regras do INSS. Aliás, várias mudanças ocorreram com a Reforma da Previdência.

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que todo trabalhador brasileiro sonha com a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que as regras para garantir o benefício mudaram com a Reforma da Previdência de 2019. Isso porque tivemos algumas atualizações significativas e que precisam de destaque.

Isso porque essas alterações impactam diretamente a vida de milhões de brasileiros que planejam se aposentar e buscam entender como garantir o direito ao benefício garantido pelo INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, o ano de 2025 começou com ajustes na idade mínima para pedir aposentadoria do INSS. Desde a reforma da Previdência, mudanças são implementadas todos os anos já no 1º de janeiro.

Aposentados do INSS (Foto: Reprodução / GOV / Canva / Montagem TV Foco)
Aposentados do INSS (Foto: Reprodução / GOV / Canva / Montagem TV Foco)

Regras da aposentadoria

  • Todo trabalhador sonha com a aposentadoria;
  • Mas, as regras mudaram com a reforma da previdência;
  • Tem a regra da aposentadoria sem idade mínima e muitas outras;
  • Por isso, fique atento pra saber seus direitos.

Contudo, segundo informações do portal Valor Investe, a forma de cálculo não muda. Dessa forma, para o ano de 2025 haverá um acréscimo de seis meses para homens e mulheres.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Assim, em 2025 a idade mínima para se aposentar será de 59 anos para mulheres e 30 anos de tempo de contribuição, e de 64 anos para homens e 35 anos de tempo de contribuição.

Ou seja, pela transição por idade, a cada ano é acrescentado seis meses até atingir a idade de 62 anos para mulher e 65 anos para o homem. Além da idade mínima, ainda tem o sistema de pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS
Entenda regra do INSS (Foto: Reprodução)

Esses pontos são o somatório da idade da pessoa com o tempo de contribuição. Cada ano de contribuição recolhido corresponde a um ponto. Em 2025 a pontuação sobe em relação ao ano de 2024.

Os homens se aposentam ao atingirem o total de 102 pontos e as mulheres, 92 pontos. Essa pontuação será acrescida de um ponto a cada ano até atingir o limite de 100 para mulher e 105 para homem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que não mudou

O INSS explica que a regra de transição do pedágio de 50% não precisa da idade mínima, apenas possuir um tempo mínimo de contribuição e de cumprir um período adicional correspondente a 50% do tempo que, na data de entrada em vigor da Reforma da Previdência, faltaria para atingir o tempo mínimo de contribuição.

Considerações finais

A aposentadoria é a grande meta de todo trabalhar de carteira assinada (CLTs). Entretanto, a Reforma da Previdência Social de 2019 trouxe algumas mudanças importantes no INSS. Nessa matéria, por exemplo, detalhamos este assunto para sanar as principais dúvidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS com aposentadoria de R$8 mil para 2025 (Reprodução: Montagem TV Foco)
INSS e as regras da aposentadoria para 2025 (Reprodução: Montagem TV Foco)

Como garantir a aposentadoria em 5 passos?

  1. Entrar no sistema do órgão, acessando o ‘Meu INSS’, via aplicativo ou site;
  2. Após fazer o login, procure a opção ‘Novo Pedido’, e selecione. Indo até a opção “aposentadoria e CTC e Pecúlio”, após entrar, selecione a modalidade da aposentadoria que deseja solicitar; *vale dizer que, para a modalidade da aposentadoria especial, não existe opção, sendo assim, tendo que selecionar a modalidade de tempo de contribuição
  3. Atualize todos os seus dados cadastrais, clicando na opção ‘atualizar’, confira seus dados e depois finalize clicando em ‘avançar’;
  4. Após o avanço, indique se está fazendo apenas uma simulação ou se realmente deseja solicitar a avaliação de um pedido de aposentadoria, sendo o requerimento, clique em ‘avançar’;
  5. Por fim, responda todos os questionários e atualizações solicitadas pelo site e confira se está tudo correto. Assim, aparecerá uma caixa de confirmação de veracidade de dados que deve ser preenchida corretamente.

Veja também mais matérias sobre o INSS clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.