Mudança no INSS: Nova lei e idade mínima impacta quem quer se aposentar em 2023

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

29/10/2023 18h32

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Mudança no INSS: Idade mínima impacta quem quer se aposentar (Foto: Internet)

Mudanças no INSS são divulgadas e você precisa ficar atento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel vital na vida dos brasileiros, fornecendo segurança financeira durante a aposentadoria e em momentos de necessidade. Por esse motivo, as mudanças nas regras da aposentadoria no Brasil exigem atenção constante por parte dos beneficiários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde a implementação da reforma da Previdência em 2019, as exigências para a aposentadoria vêm sendo alteradas anualmente. Com isso, as regras de transição foram criadas para suavizar o impacto da reforma sobre os trabalhadores já inseridos no mercado de trabalho.

As transições permitem ao beneficiário a autonomia em relação a maneira mais vantajosa de se aposentar. Dos 5 tipos de transições, 3 delas foram modificadas e merecem atenção da população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MUDANÇAS NA APOSENTADORIA

As mudanças em 2023 afetarão as transições de pontos, tempo de contribuição e idade mínima e idade. Enquanto as transições com pedágio de 50% e pedágio de 100% permanecem inalteradas. Veja mais detalhes!

Transição por pontos

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Isso significa que você ganha pontos com base na sua idade e tempo de trabalho. Em 2023, você precisa de 90 pontos se for mulher e 100 pontos se for homem. Além disso, precisa ter trabalhado e contribuído por, no mínimo, 30 anos se for mulher e 35 anos se for homem.

Essa regra continuará mudando, aumentando 1 ponto por ano até chegar a 100 para mulheres em 2033 e 105 para homens em 2028. É uma boa opção se você começou a trabalhar cedo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Transição por idade e tempo de contribuição

Nessa regra, a idade mínima para se aposentar aumenta aos poucos a cada ano. Em 2023, você, mulher, precisa ter 58 anos, e você, homem, precisa ter 63 anos para se aposentar. Além disso, você precisa ter trabalhado e contribuído por, no mínimo, 30 anos se for mulher e 35 anos se for homem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O valor da sua aposentadoria é calculado com base na média de todos os salários que você contribuiu. Essa regra também muda aos poucos, aumentando 2% ao ano até atingir o valor máximo.

Transição por idade

Nessa regra, a idade mínima para se aposentar aumenta 6 meses por ano para as mulheres, até chegar a 62 anos em 2023. Para os homens, a idade mínima permanece em 65 anos.

Além disso, você precisa ter contribuído por, pelo menos, 15 anos. O valor da aposentadoria do INSS é calculado com base na média dos seus salários de contribuição. Ela também aumenta gradualmente, 2% a cada ano.

Como fazer a simulação da aposentadoria?

Para fazer uma simulação da aposentadoria, você pode seguir os passos abaixo:

  1. Reúna suas informações financeiras e previdenciárias:
    • Documentos de identificação pessoal.
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
    • Extratos de contribuições ao INSS (caso já tenha contribuído).
    • Informações sobre outros planos de previdência privada, se aplicável.
  2. Acesse o site do INSS:

    Você pode usar a calculadora de aposentadoria no site oficial do INSS (www.inss.gov.br) para fazer uma simulação. Lá, você encontrará ferramentas que ajudam a calcular o valor estimado da sua aposentadoria com base nas informações que fornecer.

  3. Informe seus dados:

    No site oficial do INSS, preencha as informações solicitadas na calculadora, que podem incluir sua data de nascimento, data de início das contribuições, salário de contribuição, entre outras.

  4. Escolha o tipo de aposentadoria:

    Selecione o tipo de aposentadoria que deseja simular. Existem diferentes tipos, como por idade, por tempo de contribuição, por invalidez, entre outros. Escolha o que se aplica ao seu caso.

  5. Receba o resultado:

    Após fornecer todas as informações necessárias, a calculadora apresentará um valor estimado da sua aposentadoria com base nos dados inseridos.

  6. Consulte um especialista em previdência:

    Caso tenha dúvidas ou queira uma simulação mais precisa, é aconselhável consultar um especialista em previdência ou um contador. Eles podem analisar seu histórico de contribuições e situação pessoal para fornecer uma estimativa mais detalhada.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.