Muito além do FGTS: 5 benefícios em vigor para todo trabalhador CLT no Brasil

Os CLTs tem direito há muitos benefícios que vão além do clássico FGTS e todos que atuam sobre esse regime precisam saber deles em 2025

24/08/2025 12h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Os benefícios do CLT que vão além do FGTS (Foto: Divulgação)

Todos os CLTs têm direito há benefícios que vão muito além do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e você precisa ter ciência deles

Todos os trabalhadores que atuam sob o regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) têm diversos benefícios garantidos por lei. Sendo assim, eles vão muito além do clássico FGTS, que muitos sacam todos os anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O FGTS, para quem não sabe, é um fundo que tem por objetivo proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Durante os meses de trabalho, o patrão deposita uma quantia em uma conta na Caixa vinculada ao trabalhador.

Mas, ele é apenas um dos muitos benefícios assegurados por lei para os trabalhadores. Dessa maneira, a partir de informações coletadas do site oficial do Governo Federal, apresentamos outros 5 benefícios dos CLTs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais os 5 benefícios dos CLTs?

  • 13º salário: É literalmente um salário extra que todo o CLT tem direito ao final de cada ano. Entre os meses de novembro e dezembro, costuma ser pago as duas parcelas desse auxílio. Mas, o pagamento pode ser antes;
  • Licença maternidade ou paternidade: Quando mulheres engravidam, elas ganham o direito de se ausentar por um período de no mínimo 4 meses, e ganham durante esse afastamento. No caso dos homens, costuma ser menor o período.
  • Férias remuneradas: A cada um ano, os trabalhadores podem pegar 30 dias de férias. Mas, quando saem, vão receber por isso. Eles podem optar vender 10 dias, se assim desejarem.
  • Aviso prévio: Em caso de demissão, eles têm direito a um aviso prévio para se preparar pensando no futuro profissional.
  • Seguro-desemprego: Quando demitidos, recebem por um período um auxílio para se manter enquanto buscam outro trabalho. Em resumo, é um auxílio temporário que costuma ser de 6 meses.

E quando o trabalhador perde os direitos?

Em caso de demissão por justa causa, o trabalhador sofre com algumas punições. Por exemplo, ele perde alguns direitos trabalhistas que normalmente teria em caso de demissão sem justa causa.

Ele perde o direito ao aviso prévio, 13º salário proporcional, FGTS com multa de 40% e seguro-desemprego. Então, não é nada bom quando isso ocorre.

A demissão por justa causa ocorre quando o empregador precisa romper o vínculo por algum motivo que o funcionário deu. Se ocorrer, o funcionário será informado a respeito do que ele fez.

Se verdade, não pode ocorrer, mas, se provar que não fez, pode recorrer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ALÉM DISSO, VEJA ESSA OUTRA NOTÍCIA PARA OS CLTS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.