Todos que possuem a CNH da categoria A precisam estar atentos com uma lei de trânsito que traz multa pesada
A todo momento há mudanças nas legislações, principalmente as de trânsito, e os donos de motos precisam tomar cuidado para evitarem penalidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque tem uma nova lei em vigor, que atinge os escapamentos, que pode render uma multa de até R$3.4 mil ao bolso dos pilotos.
De acordo com o portal ‘BM&C News’, em outubro de 2024 uma nova lei de trânsito acabou sendo aprovada e está em vigor até os dias de hoje.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela está voltada ao combate de barulho excessivo de motos em áreas urbanas, que atrapalham a paz de todos ao redor.
Os principais modelos fiscalizados são aqueles com os escapamentos adulterados ou modificados, para aumentar o barulho que faz.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que o ruído permitido varia de 77 a 99 decibéis, variando de acordo com o tipo de moto e seu ano de fabricação.
Aos que estiverem com essa irregularidade e acabarem caindo em uma fiscalização, arcarão com uma multa que pesa no bolso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a multa pode chegar até R$3.400 mil, além de ter o veículo apreendido, até que o problema esteja solucionado.
Vale ressaltar que elas ficam em um pátio e a cada dia que passa por lá aumenta o valor cobrado, como se fosse uma espécie de estacionamento. Por isso é importante resolver o mais rápido possível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Substituição do escapamento
Em alguns casos os condutores precisam até mesmo substituir o escapamento, ou então realizar ajustes para que entre dentro dos limites de ruído.
Muitas vezes as motos ficam apreendidas até que tenha a regularidade e possam circular novamente pelas ruas dentro da lei de trânsito.
Portanto fique atento no barulho de sua moto para que não tenha problemas e tenha que pagar uma multa pesada.
Lembrando que também levará pontos na CNH, e dependendo de quantos já tiver na carteira, corre até mesmo o risco de perdê-la.
As categorias da CNH
- A CNH se divide em cinco tipos de categorias, mas quem não pretende dirigir um caminhão pode se preocupar somente com as duas primeiras;
- A categoria A é para aqueles que querem andar de moto, sendo específica para veículos de duas rodas;
- Já a categoria B é para quem quer conduzir um carro, seja ele manual ou automático, precisando passar por todos os passos da autoescola;
- Mas, nenhuma delas são o suficiente para que possa utilizar o veículo para ter algum tipo de remuneração.
