Punição vale aos condutores que descumprirem uma regra considerada gravíssima pelo CTB, além de render o cancelamento da carteira, até que haja uma segunda chance
Em 2025, os motoristas devem ficar atentos para não perderem a CNH. Agora, a lei está mais rígida e uma das infrações pode render multa alta, além da suspensão do documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ano passado, o fluxo de carros nas ruas cresceu e, consequentemente, a fiscalização ficou maior. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, existem 240 infrações, divididas entre leves, médias, graves e gravíssimas. Assim, quanto maior a gravidade, maior o valor da multa e número de pontos.
Para controlar a situação, o Detran assume a missão de promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Eles também levantam estatísticas sobre as ruas, além das multas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, segundo o Estadão, uma das infrações diz respeito ao bloqueio da circulação viária. Isso acontece quando o motorista utiliza o veículo para interromper o fluxo sem autorização prévia. Como punição, a lei aplica uma multa de R$ 4.869, além de suspender a CNH, tirando seu direito de dirigir.
Recentemente, houve também mudanças sobre o prazo de renovação da carteira. Elas atingiram, principalmente, os motoristas mais velhos. O período em questão sofreu alteração e, para se manter dentro das normas, as novas informações são fundamentais, uma vez que já estão em vigor.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lei trabalhista em vigor confirma redução salarial e até demissão por justa causa para CLTs que fizerem isso
● Record paralisa jornal com novo documento, substituto do RG, liberado 100% de graça em 2025
● Atenção aos motoristas: Lei de trânsito dos retrovisores chega com nova regra e traz +1 obrigação em 2025
Afinal, o que mudou?
- Motoristas entre 50 e 69 anos de idade: renovação a cada 5 anos;
- Motoristas com mais de 70 anos de idade: renovação a cada 3 anos;
- Com isso, fica proibida a espera de até 10 anos, como no caso dos condutores abaixo de 50 anos.
Conclusão
De acordo com o Detran, o condutor que tiver a CNH cassada fica impedido de conduzir veículos durante o período estipulado, contado a partir da data da entrega do documento. No entanto, após o prazo e a entrega do certificado de frequência ao curso de reciclagem, ele já pode tentar se reabilitar novamente.
+ Contudo, veja outras notícias sobre leis, mudanças nas regras das ruas, entre outras novidades!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE