Multa severa e 7 pontos na CNH: Lei das placas atinge motoristas que descumprirem essa regra em 2025

Todos os motoristas precisam estar atentos nas leis de trânsito para que não tomem multas que pesam no bolso
A placa é um dos itens obrigatórios de um veículo e precisa estar em boas condições, caso contrário gera penalidades. Mas a situação fica ainda pior quando o carro está sem a sua presença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lembrando que todas as punições aos motoristas geram multas caras, que pesam no bolso e também pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sem a placa de identificação do carro é uma infração gravíssima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A multa é no valor de R$293,47, além do motorista levar 7 pontos na CNH e ainda ter o recolhimento e remoção do veículo da via pública.
Há somente veículos que acabaram de sair da concessionária que podem chegar a circular sem placas, mas caso contrário, é item obrigatório.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Caso você perca a sua placa, por passar em buraco, enchente, ou se teve ela furtada, o primeiro passo é realizar um Boletim de Ocorrência.
Em seguida, já entrar em contato com o Detran para pedir a emissão de uma nova placa. O processo exige uma vistoria de empresa credenciada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas esse processo é bem melhor do que ter o veículo removido pelo fato de estar andando com ele de maneira irregular.

Como pagar multas?
Hoje em dia os motoristas recebem as multas em casa e também ficam sabem através do aplicativo da carteira digital de trânsito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
também há alguns meios para quitar essa dívida tão temida, como ir em bancos, em aplicativos oficiais do Detran ou com despachantes.
Os pagamentos podem ser através do PIX, se for à vista, ou então de maneira parcelada, no cartão de crédito.
Dá para entrar no site do Detran para saber se a multa está quitada ou se ainda tem alguma pendência no documento de seu carro.
Placas Mercosul substituíram as antigas
As primeiras placas Mercosul surgiram em 2018 e desde então já passaram por diversas mudanças. Aliás, algumas ideias nunca entraram em uso, como QR Code, marcas d’água, dentre outras.
Como todos os condutores de veículos já devem saber, os novos carros são todos com a placa Mercosul. Para quem não sabe, já deve ter visto uma, que é uma azul que está o nome do país, no caso daqui o Brasil.
Porém os carros já emplacados seguirão com a placa antiga, sem necessidade de mudanças.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br