Multa imperdoável e infração grave: Lei de trânsito das cadeirinhas em vigor em 2025 traz proibição e 4 alertas

Todos os motoristas que tem filhos pequenos precisam ficar por dentro da lei que envolve todas as regras das cadeirinhas
As cadeirinhas são importantes para a segurança das crianças no trânsito e por isso existe uma lei específica para ela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto todos os motoristas precisam estar cientes para não tomarem multas e manter a saúde de seus filhos segura.
O time do TV Foco especializado em Trânsito, a partir de informações do portal ‘Garagem 360’, traz à tona a lei em vigor sobre as cadeirinhas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que a regra vale tanto para a idade, quanto para a altura das crianças, já que ficam muito mais seguras do que nos bancos.
Os 4 tipos de infrações
- Leve – 3 pontos na carteira;
- Média – 4 pontos na carteira;
- Grave – 5 pontos na carteira;
- Gravíssima – 7 pontos na carteira;
- Vale lembrar que se atingir 40 pontos o motorista perde a CNH e terá que fazer reciclagem.
Lei das cadeirinhas
De acordo com o portal ‘Garagem 360’, toda criança de até 10 anos ou menor que 1,45m de altura, deve estar em uma cadeirinha.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Isto está definido na Lei n°168 do Código Brasileiro de Trânsito, em que tem como penalidade multa e pontos na carteira.
Em caso de fiscalização, o motorista que não estiver com a criança na cadeirinha arcará com um valor de R$293,47 e mais 7 pontos na CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que há diversos tipos de cadeirinhas no mercado e cada uma é para uma determinada faixa etária.

Confira os 4 alertas
Bebês até 12 meses e pesando 9kgs precisam utilizar o bebê conforto ou assento infantil, instalado no lado oposto do motorista, no banco traseiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso tenha até 12 meses e pese 13kgs, precisa ser um assento infantil conversível ou bebê conforto, no mesmo local da instalação.
Crianças de 1 até 4 anos e pesando até 18kgs é, precisa de uma cadeira infantil ou cadeirinha de segurança, porém, neste caso o mais ideal é ser no banco do meio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, crianças de 4 a 10 anos, de até 36kgs, precisa utilizar um assento de elevação, já que não pode utilizar apenas o cinto.
Mas, é importante verificar que ao passar o cinto esteja longe do pescoço, para em caso de colisão não acontecer nenhum trauma na região.

Conclusões finais
Todos os pais precisam ficar cientes da lei das cadeirinhas para seus filhos durante as viagens de carro, pois gera uma punição pesada.
Multa de quase R$300 e mais 7 pontos na CNH são algumas das penalidades para quem não coloca criança na cadeirinha.
Veja mais matérias sobre leis de trânsito
Quantos pontos pode ter na CNH?
Caso não tenha infração gravíssima, pode ter até 40 pontos na CNH. Caso tenha 1 infração gravíssima, o limite cai para 30. Porém, a partir de 2 gravíssimas, o limite é de 20.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br