Nada de 1h de almoço: Lei trabalhista em vigor libera apenas 15 minutos de pausa a 4 grupos em 2025

Lei trabalhista em vigor permite só 15 minutos de almoço para alguns trabalhadores; Entenda quem perde o direito à 1 hora habitual.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Grupo de CLTs tem direito a somente 15 minutos de hora de almoço (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

Lei trabalhista em vigor permite só 15 minutos de almoço para alguns trabalhadores; Entenda quem perde o direito à 1 hora de intervalo

Conforme muitos sabem, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante, como regra geral, uma hora de almoço para quem trabalha mais de seis horas por dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, nem todos os trabalhadores têm esse direito. Em determinadas jornadas, a legislação libera um intervalo intrajornada de apenas 15 minutos.

Ou seja, nada de uma hora e, por incrível que pareça, essa realidade é legal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dito isso, a partir de informações obtidas pelo Pontotel, a equipe especializada em direitos trabalhistas traz tudo o que você precisa saber sobre a lei em vigor e quem se enquadra nesse contexto.

Lei trabalhista em vigor determina somente 15 minutos de almoço à categoria (Foto Reprodução/ Internet)

O que diz a lei?

Segundo o artigo 71 da CLT, o intervalo intrajornada mínimo é:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, esse descanso não é computado como hora trabalhada. Ou seja, caso o trabalhador não usufrua integralmente do intervalo, o empregador deve indenizar o tempo suprimido com acréscimo de 50%, conforme o § 4º do art. 71.

Horário de almoço pré-assinalado:

Já a pré-assinalação permite que o sistema de ponto registre automaticamente o horário de almoço, sem que o trabalhador precise bater ponto de entrada e saída da pausa:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pré-assinalação permite que o sistema de ponto registre de forma automática a hora do almoço (Foto Reprodução/Internet)

Quais CLTs têm direito a apenas 15 minutos de intervalo?

A pausa reduzida a 15 minutos se aplica quando a jornada é de 4 a 6 horas por dia. Entre os profissionais que frequentemente se enquadram nessa jornada estão:

Nesses casos, o intervalo de 1 hora não é obrigatório, e a pausa mínima de 15 minutos é suficiente por lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Advogados empresariais, jovens aprendizes, radiologistas e estagiários entram nessa categoria (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva)

Conclusão:

A redução do horário de almoço para apenas 15 minutos é legal, mas restrita a jornadas mais curtas.

Para trabalhadores com mais de 6 horas diárias, a regra continua sendo uma hora — salvo acordo coletivo.

O uso do ponto pré-assinalado pode ser prático, mas precisa refletir a realidade vivida pelo trabalhador.

Caso contrário, o empregador pode enfrentar ações judiciais e ser obrigado a pagar por intervalos não concedidos. Mas, para saber sobre mais leis e novidades sobre os CLTs, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile