Nada de esperar pelos 60: INSS garante aposentadoria aos 55 anos para 15 profissões comuns em 2025

Lista de brasileiros está em festa com a possibilidade de garantir a aposentadoria do INSS sem precisar esperar pelos 60 anos
A aposentadoria do INSS é um sonho para milhões de brasileiros. Afinal, todos desejam garantir uma estabilidade financeira e descansar o corpo, depois de tanto ralar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, o que muitos não imaginam é que não é necessário aguardar os 60 anos de idade para isso. Ademais, a grande realidade é que existem 15 profissões comuns em 2025 e que garantem o benefício.
Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do Governo Federal, traz à tona a garantia excelente para muitos que nem imaginavam essa possibilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aposentadoria aos 55 anos
Desde a Reforma da Previdência de 2019, mudanças ocorreram nas modalidades de aposentadoria do INSS. Dessa vez, aliás, falaremos sobre a aposentadoria especial a partir dos 55 anos.
Ademais, essa modalidade de aposentadoria é voltada para trabalhadores que estão expostos a agentes nocivos à saúde, como é o caso do calor excessivo, ruído intenso ou substâncias tóxicas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Assim, para esses profissionais, a nova legislação do INSS garante a possibilidade de aposentadoria mais cedo, a partir dos 55 anos, levando em consideração os riscos à saúde causados pelo ambiente de trabalho. Para o Governo Federal, o intuito é garantir uma compensação justa aqueles que enfrentam condições de trabalho prejudiciais ao bem-estar.
Requisitos para a aposentadoria
Vale dizer que, um dos principais requisitos se trata do tempo de contribuição. Em suma, é necessário comprovar 15, 20 ou 25 anos de atividade com exposição permanente a agentes nocivos, dependendo do grau de risco associado à atividade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, ainda existe a idade mínima, estabelecida pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019. Veja a seguir quais são elas:
- 55 anos para atividades de alto risco (15 anos de exposição);
- 58 anos para atividades de médio risco (20 anos de exposição);
- 60 anos para atividades de baixo risco (25 anos de exposição).
Ademais, outro ponto fundamental é o de apresentar os documentos necessários, sendo eles o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), que atestam as condições de trabalho prejudiciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Profissões que garantem aposentadoria especial
A seguir veja algumas profissões que garantem o benefício, incluindo, algumas muito populares.
- Engenharia de construção civil, de minas, de metalurgia e eletricistas;
- Químicos, toxicologistas e patologistas;
- Médicos, dentistas e enfermeiros;
- Trabalhadores da agropecuária, florestais, caçadores e pescadores;
- Motoristas e cobradores de ônibus;
- Motoristas e ajudantes de caminhões;
- Trabalhadores de transportes marítimos, fluvial e lacustre;
- Aeronautas e que prestem serviços de aeronáutica;
- Trabalhadores em edifícios, pontes e barragens;
- Trabalhadores em escavações a céu aberto e em túneis e galerias;
- Pintores e trabalhadores em indústrias gráficas e de impressões;
- Bombeiros e guardas;
- Telefonistas.
Como solicitar a Aposentadoria Especial?
Em suma, segundo o portal do Governo, é possível solicitar a aposentadoria especial diretamente pelo site ou aplicativo ‘Meu INSS’. Veja o passo a passo para realizar a solicitação:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
- Informe seu CPF e senha para fazer login;
- Clique em “Novo pedido”;
- Selecione a opção “Aposentadoria por tempo de contribuição”;
- Escolha o benefício que se refere à aposentadoria especial;
- Informe os períodos em que trabalhou exposto a agentes prejudiciais à saúde;
- Inclua os documentos que comprovam o direito à aposentadoria especial, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).

Considerações finais
- Em suma, a aposentadoria do INSS pode ser conquistada antes dos 60 anos em casos específicos, beneficiando profissionais expostos a riscos à saúde;
- A Reforma da Previdência (2019) estabeleceu regras para aposentadoria especial, permitindo acesso a partir dos 55 anos para atividades de alto risco;
- Ademais, profissões elegíveis incluem engenheiros (civil, minas, metalurgia), químicos, profissionais da saúde, motoristas, bombeiros, trabalhadores rurais e da construção civil, entre outros;
- O benefício visa compensar os danos à saúde causados por condições laborais adversas.
Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br