Não é só IPVA: Motoristas do RJ sofrem com pagamento de imposto que dói no bolso e +4 obrigações em 2025

Parte dos cariocas terá que lidar com outras questões para conseguir licenciamento anual e novas informações já foram divulgadas
Após a virada do ano, o Detran do Rio de Janeiro informou oficialmente os detalhes sobre os pagamentos cobrados dos motoristas. Desta vez, porém, não será apenas o IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O órgão informou que já está disponível o calendário para o licenciamento anual de veículos em 2025, de acordo com a Portaria 6737, publicada no Diário Oficial. Ao todo, o cronograma terá três datas.
Segundo o comunicado, até o encerramento do prazo, o documento de licenciamento de 2024 estará válido e os usuários não ficarão prejudicados, em razão do atraso no licenciamento anual. No entanto, além do licenciamento deste ano, de R$ 281,29, haverá também cobrança da taxa referente ao ano de 2022, de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital (CRLV-e), de R$ 80,38.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Detran ressaltou que a cobrança da taxa cumpre a decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio, que determinou a volta da cobrança da emissão retroativa à data em que tinha sido suspensa, por lei estadual declarada inconstitucional pelos desembargadores. No ano passado, houve as arrecadações referentes aos anos de 2023 e 2024, postergado para atenuar o impacto aos condutores.

Afinal, o que muda?
Além do IPVA, existem outras cobranças:
- Taxa de Licenciamento: Para emissão do CRLV anual;
- Multas: Caso existam infrações de trânsito;
- Taxas de Vistoria: Exigidas para veículos específicos (táxis, transporte escolar, etc.);
- Taxa de Emissão de CRV: Necessária para transferência de propriedade ou alterações no veículo;
- Pedágios: Cobrança em rodovias pedagiadas.
E as datas?
- Final de placa 0, 1 e 2 => Até 31/05/2025;
- Final de placa 3, 4 e 5 => Até 30/06/2025;
- Final de placa 6, 7, 8 e 9 => Até 31/07/2025.

Conclusão
O Detran, vale ressaltar, é responsável por promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Eles também levantam estatísticas sobre as ruas, além das multas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Apesar de ser incômoda ao bolso dos condutores, a cobrança do IPVA é bem importante aos governos regionais. O imposto serve como fonte de arrecadação de verba para os estados brasileiros, tendo cobrança e repartição com os municípios nos quais os veículos estão registrados.
+ Contudo, veja outras notícias sobre leis, mudanças nas regras das ruas, entre outras novidades!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]