INSS confirma benefício extra para aposentados com mais de 60 anos e surpreende ao ampliar vantagens além do 13º salário em pleno 2025
O INSS surpreendeu os segurados ao trazer oficialmente, em pleno 2025, um novo pagamento exclusivo para aposentados, além do tradicional 13º salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida promete reforçar o orçamento dos beneficiários e reacende o debate sobre a valorização da terceira idade no Brasil.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações do UOL, detalha agora sobre pagamento de ressarcimento de fraude do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ressarcimento de fraude do INSS
A recente descoberta de um esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revelou que aposentados e pensionistas foram vítimas de descontos indevidos em seus benefícios.
Porém, a operação “Sem Desconto”, conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), identificou que associações e sindicatos realizaram cobranças não autorizadas, totalizando aproximadamente R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Solicitação de valores
Para solicitar o ressarcimento dos valores descontados indevidamente, o aposentado ou pensionista pode:
- Entrar em contato com a entidade responsável pelo desconto, cujo número de telefone 0800 está disponível no contracheque.
- Enviar um e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br, informando o nome da entidade, o valor e o período dos descontos, além de relatar a irregularidade.
- Solicitar o ressarcimento diretamente pelo portal ou aplicativo “Meu INSS”.
- Agendar atendimento presencial em uma agência do INSS, levando documentos como extratos bancários, comprovantes de desconto, documentos pessoais e, se possível, boletim de ocorrência.
- Acompanhar o processo pelo “Meu INSS” ou pelo telefone 135.
- Em caso de dúvidas, procurar um advogado especializado em direito previdenciário.
Atenção
Para evitar futuros descontos indevidos, é recomendável bloquear a autorização de débitos associativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, isso pode ser feito acessando o “Meu INSS”, selecionando a opção “Solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade” e seguindo as instruções para confirmar o bloqueio.
Além disso, o serviço também está disponível pela Central 135.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fraude no INSS resultou em consequências políticas significativas, incluindo a saída do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, do cargo em meio às investigações.
Por fim, o governo federal afirmou que os descontos estão suspensos e que os valores serão restituídos aos aposentados afetados.
Como verificar se teve desconto no meu benefício do INSS?
Para verificar se houve descontos irregulares, os beneficiários devem acessar o extrato de pagamento no portal ou aplicativo “Meu INSS”.
Em seguida, após o login com CPF e senha do Gov.br, é necessário selecionar a opção “Extrato de pagamento de benefício” e examinar os lançamentos identificados como “mensalidade associativa” ou “débito associação”.
Contudo, caso identifique cobranças não reconhecidas, o segurado deve anotar o nome da entidade responsável e o período dos descontos.
CONCLUSÃO
Por fim, é fundamental que aposentados e pensionistas estejam atentos aos extratos de seus benefícios, verifiquem a existência de descontos não autorizados. E que tomem as medidas necessárias para solicitar o ressarcimento.
Porém, a vigilância e a ação proativa dos beneficiários são essenciais para garantir a integridade de seus rendimentos e prevenir futuras fraudes
Veja também matéria especial sobre: Reembolsos inesperados pelo INSS surpreende beneficiários em todo o país.