Não é sorvete: O que você está tomando na casquinha do McDonald’s

Muitos consumidores ainda não perceberam, mas algo mudou; saiba o que aconteceu com o famoso sorvete do McDonald’s
Ela é um clássico absoluto. Simples, barata e adorada por crianças e adultos, a casquinha do McDonald’s atravessou gerações mantendo o mesmo sabor, a mesma apresentação e o mesmo sucesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seja como sobremesa depois do lanche ou como pausa rápida em dias quentes, ela continua sendo uma das opções mais pedidas no Brasil.
Mas o que muita gente ainda não percebeu é que algo mudou. Quer saber mais detalhes? O time do TV Foco reuniu tudo sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que mudou?
Afinal, o que está sendo servido dentro da famosa casquinha do McDonald’s? E por que, de repente, ela não é mais chamada pelo nome que todos conheciam?
Apesar de a textura, o gosto e até a apresentação iguais, o nome do produto deixou de ser “sorvete”. Em seu lugar, a empresa passou a utilizar outros termos em seu cardápio.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Agora, você pode encontrar a famosa casquinha como “sobremesa gelada” ou “massa gelada”, dependendo da unidade.
A mudança, embora sutil, é totalmente proposital, e tem um motivo que vai além da cozinha: A redução de impostos!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que a casquinha não é mais chamada de sorvete?
Em resumo, a razão está na carga tributária brasileira. Produtos oficialmente classificados como “sorvete” estão sujeitos a tributos mais pesados, como:
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
- PIS (Programa de Integração Social);
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Ao trocar a classificação para categorias como “sobremesa” ou “bebida láctea congelada”, o McDonald’s consegue reduzir a incidência de impostos sobre o item.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A estratégia é nova?

Na verdade, não. Várias marcas no Brasil já adotaram estratégias similares para contornar a complexa tributação do país.
Um exemplo conhecido é o do Serenata de Amor, da marca Garoto, que passou a ser comercializado como “wafer” (e não mais como bombom) para se adequar a uma tributação menos custosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, vale destacar que esse tipo de reclassificação é uma forma legal e estratégica de tornar produtos mais competitivos sem alterar sua fórmula ou o preço final.
Considerações Finais
A casquinha do McDonald’s, embora não seja mais chamada oficialmente de “sorvete”, continua agradando o paladar dos consumidores brasileiros como sempre fez.
Afinal, a mudança, motivada por questões fiscais, é parte de uma tendência cada vez mais comum entre empresas que buscam otimizar seus custos sem impactar a experiência do cliente.
No fim das contas, o que está no copinho ou na casquinha ainda é a mesma “massa gelada” que marcou gerações. Só que agora, com um nome novo e menos impostos.
Além disso, veja a matéria especial sobre: “Fim de serviço popular do McDonald’s em 2025”
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br