“Não suportam”: Bradesco e Itaú fazem comunicado com péssima notícia aos clientes e você precisa estar atento

Bancos como o Bradesco e o Itaú cravam comunicado com péssimas notícias aos clientes
Os bancos privados são extremamente importantes quando o assunto é a economia brasileira. Vale dizer que, inclusive, o setor bancário tem crescido cada vez mais, no entanto, na mesma velocidade do crescimento, também surgem crises. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre um comunicado cravado pelo Bradesco e Itaú com péssimas notícias aos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, no ano passado, em março, o setor bancário se sentiu abalado com a redução das taxas máximas de juros da modalidade pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social), segundo o portal ‘Agência Brasil’. O que acarretou instituições financeiras, como o Bradesco e o Itaú, a tomarem decisões mais firmes.
Como exemplo de posicionamento dos bancos, podemos citar a suspensão das linhas de crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso porque, na época, as taxas máximas de juros da modalidade foi de 2,14% para 1,7% em 13 de março de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, a redução impactou os bancos como Itaú e Bradesco, que afirmaram não possuírem condições de arcar com os custos dessa variante, sendo assim a solução seria a suspensão. Destacando que, instituições públicas como Caixa e Banco do Brasil, também alegaram que não possuíam condições de pagar os custos de captação, e iriam suspender o serviço.

Confira o comunicado da Febraban
Em nota, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) explicou a decisão: “Os patamares de juros fixados não suportam a estrutura de custos do produto e os novos tetos têm elevado risco de reduzir a oferta do crédito consignado, levando um público, carente de opções de crédito acessível, a produtos que possuem em sua estrutura taxas mais caras (produtos sem garantias), pois uma parte considerável já está negativada”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Decisão revogada
Poucos dias depois, algumas instituições começaram a se adequar para voltarem a realizar a modalidade de empréstimo consignado. Os primeiros a voltarem na época foram o Banco do Brasil e o Santander. Segundo o portal ‘Info Money’, a Caixa e o Itaú logo depois também retomaram a linha de crédito.
E vale dizer que, desde o início do Governo Lula, as taxas de juros sofreram várias alterações, inclusive, no último mês de março, com a aprovação do CNPS, o limite para o empréstimo com desconto em folha caiu de 1,72% para 1,68% ao mês. Segundo o ‘Gov.Br’, sendo a sétima queda das taxas desde o início da atual gestão, em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais são os melhores bancos?
Segundo a ‘Forbes’, em 2024, em primeiro lugar está o Nubank, em seguida PagBank e Sicoob. Logo atrás, o Banco Inter foi classificado em quarto lugar, seguido pelo Sicredi. Apesar de terem uma forte presença no mercado interno, instituições como Banco do Brasil, Itaú e Santander não apareceram na lista deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br