Bancos como o Bradesco e o Itaú cravam comunicado com péssimas notícias aos clientes
Os bancos privados são extremamente importantes quando o assunto é a economia brasileira. Vale dizer que, inclusive, o setor bancário tem crescido cada vez mais, no entanto, na mesma velocidade do crescimento, também surgem crises. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre um comunicado cravado pelo Bradesco e Itaú com péssimas notícias aos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, no ano passado, em março, o setor bancário se sentiu abalado com a redução das taxas máximas de juros da modalidade pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social), segundo o portal ‘Agência Brasil’. O que acarretou instituições financeiras, como o Bradesco e o Itaú, a tomarem decisões mais firmes.
Como exemplo de posicionamento dos bancos, podemos citar a suspensão das linhas de crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso porque, na época, as taxas máximas de juros da modalidade foi de 2,14% para 1,7% em 13 de março de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, a redução impactou os bancos como Itaú e Bradesco, que afirmaram não possuírem condições de arcar com os custos dessa variante, sendo assim a solução seria a suspensão. Destacando que, instituições públicas como Caixa e Banco do Brasil, também alegaram que não possuíam condições de pagar os custos de captação, e iriam suspender o serviço.
Confira o comunicado da Febraban
Em nota, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) explicou a decisão: “Os patamares de juros fixados não suportam a estrutura de custos do produto e os novos tetos têm elevado risco de reduzir a oferta do crédito consignado, levando um público, carente de opções de crédito acessível, a produtos que possuem em sua estrutura taxas mais caras (produtos sem garantias), pois uma parte considerável já está negativada”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Decisão revogada
Poucos dias depois, algumas instituições começaram a se adequar para voltarem a realizar a modalidade de empréstimo consignado. Os primeiros a voltarem na época foram o Banco do Brasil e o Santander. Segundo o portal ‘Info Money’, a Caixa e o Itaú logo depois também retomaram a linha de crédito.
E vale dizer que, desde o início do Governo Lula, as taxas de juros sofreram várias alterações, inclusive, no último mês de março, com a aprovação do CNPS, o limite para o empréstimo com desconto em folha caiu de 1,72% para 1,68% ao mês. Segundo o ‘Gov.Br’, sendo a sétima queda das taxas desde o início da atual gestão, em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os melhores bancos?
Segundo a ‘Forbes’, em 2024, em primeiro lugar está o Nubank, em seguida PagBank e Sicoob. Logo atrás, o Banco Inter foi classificado em quarto lugar, seguido pelo Sicredi. Apesar de terem uma forte presença no mercado interno, instituições como Banco do Brasil, Itaú e Santander não apareceram na lista deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE