Nem o sabonete escapou: Anvisa suspende produto de marca popular dos consumidores

Alerta máximo! Se você tem esse sabonete no seu banheiro precisa estar atento na proibição da Anvisa; confira

31/05/2025 20h40

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa suspende marca popular de sabonete - Foto: Montagem

Alerta máximo! Se você tem esse sabonete no seu banheiro precisa estar atento na proibição da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) está sempre em atividade buscando garantir a saúde de todos. Vinculada ao Ministério da Saúde, o órgão possui a função de proteger a população pelo controle sanitária de produtos e serviços e participando da construção do acesso a estes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, depois de proibição contra shampoo e do creme dental da Colgate, é a vez do sabonete. A autarquia suspendeu uma marca queridinha de produtos naturais no mês de maio.

Assim, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do órgão regulador, traz à tona maiores detalhes envolvendo a proibição de item queridinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Proibição da Anvisa

Em suma, a Anvisa tomou uma medida urgente e inédita ao cravar a proibição da comercialização de uma linha inteira de sabonetes da marca Mercado do Banho.

Vale dizer que, a decisão veio a ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia (14) de maio, pegando de surpresa consumidores fiéis e causando um debate intenso a respeito da segurança e regulamentação no mercado de cosméticos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

ANVISA proíbe sabonete nº1 após risco (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/GMN)
ANVISA proíbe sabonete nº1 após risco (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/GMN)

Ademais, a linha de sabonetes da Mercado do Banho teve a constatação de que a fabricação e distribuição estava ocorrendo sem o registro sanitário obrigatório.

Ausência de registro sanitário é primordial para comprovar que o produto tenha sido avaliado em laboratórios credenciados, comprovando a ausência de problemas. Produtos não registrados podem conter ingredientes impróprios que causem alergias, irritações e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Produtos afetados

Vale dizer que, a medida abrange uma série de itens da linha Mercado do Banho, conhecida pelo aroma exóticos e ingredientes naturais. Veja a lista a seguir:

  • Mousse Corporal Hidratação Intensa Buriti;
  • Polpa Esfoliante Corporal Bali;
  • Sabonete Bali;
  • Sabonete Buriti;
  • Sabonete Cenas do Rio 3 – Pão de Açúcar;
  • Sabonete de Argila Verde;
  • Sabonete de Açafrão;
  • Sabonete de Capim Limão – Bandeira;
  • Sabonete de Lavanda Inglesa;
  • Sabonete de Marine;
  • Sabonete de Água de Arroz.

Pela diversidade, nota-se que o problema não ocorre apenas em um único lote ou produto isolado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comunicado da empresa

Ademais, a empresa responsável pela produção e comercialização da linha, registrada como Maristela Simões – Indústria e Comércio de Perfumaria e Cosméticos LTDA, não emitiu nenhum pronunciamento publicamente até o momento.

Assim, sem a falta de regularização e comunicado oficial, a comercialização segue proibida em todo território nacional, segundo o portal Tribuna de Minas. Porém, o espaço segue aberto para a mesma expor sua versão dos fatos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pele sem rugas e sabonete (Reprodução - Internet)
Anvisa barra sabonete popular (Reprodução – Internet)

Considerações finais

  • A ANVISA suspendeu a comercialização de uma linha completa de sabonetes da marca Mercado do Banho em maio, devido à falta de registro sanitário;
  • A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em 14 de maio, causando surpresa e debate sobre regulamentação de cosméticos;
  • A ausência de registro sanitário indica que os produtos não foram testados em laboratórios credenciados, podendo conter ingredientes nocivos;
  • Em síntese, a comercialização permanece proibida em todo o território nacional até regularização.

Por fim, veja mais notícias sobre a Anvisa CLICANDO AQUI.

Qual o papel da ANVISA?

Em suma, a Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços relacionados à saúde que existem no nosso dia a dia.

Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.